Abastecimento de água: vereador visita a ETA

Jonas Raulino também esteve no morro de Zimbros pregando em favor do “Segundo Acesso”

05 de janeiro de 2022

Todo início de ano no litoral é o mesmo deus nos acuda: trânsito caótico, quedas de energia elétrica e falta de água. Pelo menos aqui em Porto Belo este último problema não ocorreu, em que pesem a estiagem dos últimos meses e a preocupação das autoridades — demonstrada por um decreto municipal cobrando consumo consciente de água, publicado no penúltimo dia de 2021 e revogado no início desta semana. Mesmo assim, os grupos de WhatsApp de moradores não economizaram críticas à Porto Belo Abastecimento, concessionária que substituiu a Casan e assinou contrato com o Governo Municipal para operar o sistema pelos próximos doze meses.

As principais reclamações se referem à cor do líquido que desce das torneiras dos consumidores. Apesar de os técnicos da empresa já terem responsabilizado a má condição da adutora que abastece o município — boa parte dela constituída por tubulação de ferro fundido incrustada de detritos — pela turbidez da água, o vereador Jonas Raulino (MDB) esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Sertão de Santa Luzia nesta terça-feira (4) para verificar a situação do reservatório que faz a captação da água consumida pelos portobelenses.

Jonas conversou com o supervisor da ETA, Elson Antunes Roque, e com a supervisora operacional da Porto Belo Abastecimento, Bruna Bassani. Conferiu o resultado do trabalho de limpeza do Rio Perequê, cuja capacidade estava comprometida pelo assoreamento, e foi informado de que a situação das lagoas que servem de reservatório também preocupa — embora, conforme explicou Bruna, elas tenham dado conta do aumento no consumo observado nas semanas entre Natal e Réveillon: “Se dependesse 100% do rio, ia faltar água”, acredita.

A representante da companhia disse que também será necessário desassorear as lagoas para afastar o risco de desabastecimento futuro, entre outras medidas que implicam investimento elevado — o que inclui a reativação da ETA do bairro Vila Nova. Por isso, ela destaca a importância de se combater o desperdício de água, especialmente nos períodos em que há combinação de estiagem e aumento da demanda. Não é razoável, ela afirma, que as pessoas gastem água desmedidamente em épocas de pico de consumo.

Em relação à água escura, ela lembrou que foi realizada a limpeza da tubulação logo quando a Porto Belo Abastecimento assumiu a operação, há quatro meses, e que, sempre que são informados do problema, os técnicos da empresa vão até o local fazer a manutenção: “Em 99% dos casos, a água volta ao normal”, garante. Por isso, Bruna insiste que as pessoas entrem em contato com a concessionária sempre que houver queixas: “Se não chega até nós, como vamos resolver o problema?”, questiona.

Os números da empresa são: (47) 3514.0097 (horário comercial) e 0800.1230477.

SEGUNDO ACESSO

No primeiro dia útil de 2022, Jonas Raulino subiu o morro de Zimbros para pregar novamente em favor do “Segundo Acesso”, a via intermunicipal alternativa que, defende o vereador, poderia se servir da estrada aberta há duas décadas pela municipalidade no cume daquela elevação e abandonada em razão de uma ação na Justiça.

O parlamentar gravou vídeo no local (assista abaixo), através do qual pediu apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da representação barriga-verde em Brasília. Ele lembrou que a Câmara e o Governo de Porto Belo são favoráveis ao projeto e cobrou celeridade: “Não aguentamos mais”. Segundo o vereador, a obra é fundamental para desafogar o trânsito no centro de Porto Belo, mas somente com força política o imbróglio judicial envolvendo a reabertura da estrada poderá ser solucionado.