Destaques

Ailto de Souza preside sua primeira sessão ordinária

Vereador do PL assumiu comando da Mesa Diretora com ida de Joel para a Prefeitura. Gilberto Pedro ocupou cadeira vaga no plenário

29 de março de 2022

Do centro da Mesa Diretora, Ailto, ladeado por Jonas e Juliano, acompanha primeiro pronunciamento de Gilberto Pedro

Se na última sexta-feira (25), em sessão solene, a Câmara de Vereadores despediu-se de seu mais longevo parlamentar e viu encerrar o mandato de Emerson Stein (MDB), que o renunciou para disputar vaga ao Palácio Barriga Verde em outubro — levando Joel Lucinda, também do MDB, a deixar a presidência da Mesa Diretora para ser prefeito até a realização de eleições suplementares, possivelmente em novembro, já que Elias Cabral (PL) declinou do cargo a que tinha direito —, na sessão desta segunda-feira (28), o movimento foi de chegada: Gilberto Pedro ocupou a vaga deixada na bancada emedebista e Ailto de Souza (PL), então vice-presidente, conduziu sua primeira sessão ordinária na qualidade de presidente em exercício do Legislativo.

E se o evento de sexta, embora discreto, tivesse certa solenidade, com direito a auditório tomado, discursos, lágrimas e local de honra reservado aos familiares do novo prefeito, a sessão de segunda não deixou de ter a sua circunstância, com os parentes tanto de Ailto quanto de Gilberto fazendo-se presentes, discursos de exaltação religiosa e até mesmo uma corte de ex-vereadores para acompanhar o decano da Câmara tomar assento ao centro da Mesa Diretora e, por seu turno, o novato fazer o juramento de praxe.

Suplente do MDB, Gilberto é natural de Itajaí e morador do Perequê há 24 anos. Teve passagens pela Prefeitura em diferentes momentos, atuando como diretor de Obras (2006), de Pesca e Agricultura (2012), de Iluminação Pública (2017) e de Trânsito (2019), além de ter sido secretário de Agricultura entre 2012 e 2013. Em sua primeira fala na Tribuna, o agora vereador em exercício destacou a trajetória que o levou até o plenário, agradeceu o apoio recebido e assegurou que orientará o mandato “com maturidade política para entender cada problema e buscar a solução”. Não deixou, ainda, de desejar sucesso a Ailto e a Joel em suas respectivas novas funções.

Já Ailto de Souza, além dos agradecimentos protocolares, frisou que o diálogo será mantido em sua gestão e pediu que a Câmara continue dando apoio ao projeto desenvolvimentista iniciado em 2017, com a eleição de Emerson Stein. “Não podemos parar de cuidar das demandas de nosso município”, destacou. No que diz respeito ao desempenho dos trabalhos legislativos, o vereador do PL já sinalizou que espera implementar melhorias.

Ailto garantiu diálogo e pediu continuidade

O novo presidente terá ainda outra sessão para conduzir nesta semana: na quarta-feira (30) a Câmara Municipal promove a solenidade de entrega da medalha Mulher de Valor 2022. O evento é parte das atividades do mês de março, dedicado às mulheres, e homenageia personalidades femininas de destaque na sociedade local. A indicação das onze escolhidas é feita pelos vereadores. Inclusive Joel Lucinda, que ainda revestido do mandato de vereador indicou Marlene Waltrick da Costa para receber a honraria. O agora prefeito já confirmou presença no evento, que terá início às 19 horas e será transmitido pelos canais da Câmara Municipal no YouTube e no Facebook.  

As demais indicadas são:

  • Ana Lúcia Fermino Jaques (Ednaldo da Silva)
  • Débora Regina Bertemes (Juliano Guerreiro)
  • Elizabete Maria de Melo (Diogo Santos)
  • Eloisa Dias Darós (Magno Muñoz)
  • Jaqueline Sacavem (Jonatha Cabral)
  • Maria Pereira Moraes (Silvana Stadler)
  • Nilceléia da Silva Kohl (Jonas Raulino)
  • Sandra Regina Daniel Marreiro (Ailto de Souza)
  • Silsa Maria dos Santos (Willian dos Santos)
  • Valdirene Dietrich (Bento Voltolini)
COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto de lei para instituir programa “Amigo do Coração”

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS