Alesc realiza Encontro de Procuradorias da Mulher

Evento discutirá os desafios dos órgãos de promoção dos direitos da mulher em SC

03 de abril de 2023

Primeira edição do Encontro ocorreu em 2021 (foto: Bruno Collaço/Agência AL)

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove nesta terça-feira (4), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright do Palácio Barriga Verde, o 2º Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher de Santa Catarina.

O evento tem por objetivo discutir o papel e os desafios das procuradorias especiais da Mulher, que atualmente estão presentes em 82 cidades catarinenses, vinculadas às câmaras municipais. Em Porto Belo, o órgão existe desde 2019.

Além de titulares das procuradorias municipais, o encontro terá participação do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina, vinculado à Alesc, do Projeto Justiceiras, idealizado pelo Instituto Justiça de Saia, por sua vez criado pela promotora de justiça do estado de São Paulo Gabriela Manssur, e das deputadas Luciane Carminatti (PT) e Ana Paula da Silva (Podemos). Mauro de Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, participará da mesa de abertura.

Procuradora especial da Mulher da Câmara de Porto Belo, a vereadora Silvana Nunes (PL) confirmou presença. Ela lembrou que, em maio de 2021, fez algumas reuniões com colegas de municípios da região defendendo a ideia de um encontro regional de procuradoras. O 1° encontro estadual ocorreu em outubro daquele ano.