Destaques

Após recesso, Legislativo irá ao Vila Nova

Câmara retoma no segundo semestre o rodízio pelos bairros para fechar ciclo de itinerâncias

18 de julho de 2023

A Câmara Municipal realizou na noite desta segunda-feira (17) a última sessão antes do recesso parlamentar de meio de ano. A reunião ordinária foi seguida de uma extraordinária com o objetivo de “limpar a pauta”. Quando voltarem às deliberações, na primeira quinta-feira de agosto, os parlamentares se reencontrarão fora do Paço Legislativo: a primeira sessão do segundo semestre será no bairro Vila Nova.

Com isso, a Mesa Diretora também esperar zerar o rodízio iniciado no segundo semestre de 2022. Na oportunidade, o então presidente da Casa, vereador Jonas Amadeu (MDB), restabeleceu o dispositivo das sessões itinerantes, previsto no regimento interno da Câmara desde 2007, mas que não ocorria desde 2011. Foram feitas sessões no Sertão de Santa Luzia, no Araçá, no Alto Perequê e em Santa Luzia. Agora, o atual presidente, Professor Juliano (Progressistas), quer cobrir os bairros do Jardim Dourado, do Balneário Perequê e do Vila Nova.

“Assim, fechamos esse ciclo de sessões fora da Câmara”, explica Juliano. Ele destaca que o Sertão do Valongo também recebeu a presença dos vereadores, porém na forma de uma conversa com a comunidade realizada no início de maio. Para o presidente da Casa, a sessão itinerante oferece a oportunidade de os legisladores dialogarem diretamente com o bairro, através do mapeamento de demandas e discussão de soluções para a localidade.

A reunião no Vila Nova ocorre no dia 3 de agosto, a partir das 19 horas, na Sede Recreativa Municipal Osvaldo Valeriano Neves, esquina da Rua dos Samagaias com Angélica Albano.

ÚLTIMA SESSÃO DO SEMESTRE

A sessão desta segunda-feira foi marcada pela entrega de moções. Foram contempladas as empresas Ki-Carvão e Lavasul, ambas instaladas no Sertão de Santa Luzia, “corredor logístico” importante na região, segundo avaliação dos empresários Rafael da Silva Santos e Leandro César Hunhoff, responsáveis pelas respectivas empresas. As duas moções tiveram como proponente o vereador Jonas Amadeu.

Também foram reconhecidas as associações Mata Atlântica Cycling (MAC) e Centro de Treinamento Muay Boran, pela realização de eventos esportivos na cidade no mês de junho. A primeira, pelo 2ª MAC Enduro Fest, competição de mountain bike, e o segundo pelo campeonato de artes marciais mistas (MMA) que promoveu. Diogo Santos (MDB) e Jonas Amadeu concederam a moção à MAC e ao Muay Boran, esta última com a participação de Magno Muñoz e Professor Juliano.

Por fim, Diogo também entregou moção aprovada pela Câmara aos representantes do grupo de jovens da igreja Adventista do Sétimo Dia, que desenvolve um projeto de incentivo à doação de sangue no município.

A sessão ainda teve a aprovação de indicações de melhorias dos parlamentares e requerimentos solicitando mudanças nas comissões formadas para discutir a revisão do Plano de Cargos e Salários do Magistério e criação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos (Professor Juliano), pedindo envio de ofício à chefia da Celesc comunicando problemas em poste da rede elétrica no Centro (Willian Ismael dos Santos, do Progressistas) e solicitando à Secretaria de Planejamento (Seplan) estudo técnico visando a substituição de lombadas por sistemas eletrônicos de controle de velocidade (Magno Muñoz).

A Câmara também aprovou uma indicação de moção do vereador Jonas ao grupo de motoqueiros Falcões Raça Liberta pela realização de ações assistenciais.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Legislativo institui o “Dia da Mulher na Política”

VER MAIS

Vereadores e vereadoras mirins de PB participam de conferência regional em Itajaí

VER MAIS