Câmara aprova campanha de conscientização à endometriose

Doença afeta entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva e é a principal causa de infertilidade

ISABELE DE SOUZA SILVA/ASSESSORIA CÂMARA PB

25 de fevereiro de 2022

Na última semana, dia 14, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei de autoria da vereadora Silvana Stadler (PL) que consolida o 13 de março como Dia Municipal de Luta contra a Endometriose e cria, no mesmo período, a Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. O texto agora depende da sanção do prefeito Emerson Stein (MDB) para virar lei.

Endometriose é uma doença inflamatória, caracterizada pelo desenvolvimento do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina. Em condições normais, parte dele é expelido pelo corpo durante o ciclo menstrual. Porém, quando instalado fora do útero, esse material que deveria sair fica circulando no interior da cavidade abdominal, acarretando dores e sangramentos. Essa doença afeta entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos), podendo causar infertilidade.

Os principais objetivos da campanha decorrente do PL é chamar a atenção para esse problema; divulgar ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras e orientar as mulheres que possuem endometriose a obter o diagnóstico e realizar o tratamento.

“É muito sério. A gente precisa muito falar sobre isso, sobre fazer a prevenção dessa doença”, justificou Silvana na tribuna.