Câmara aprova moção contra fogos barulhentos no Réveillon

Vereadores argumentam que estampidos causam sofrimento a pessoas e animais domésticos

08 de dezembro de 2022

Os vereadores Diogo Santos (MDB) e Juliano Cota Guerreiro (PP) apresentaram uma moção de apelo ao plenário da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta segunda-feira (5), solicitando ao Poder Executivo que não use fogos de artifícios com estampido durante a festa de Réveillon do município.

O objetivo da moção é evitar que o barulho dos fogos cause sofrimento a idosos, autistas, enfermos, crianças e animais domésticos. O estampido de fogos de artifícios pode alcançar de 150 a 175 decibéis. O limite suportado pelo ser humano é de 120 a 140 decibéis.

Durante sua fala na tribuna, Juliano destacou que futuramente será discutida uma legislação para regulamentar essa situação e que munícipios vizinhos, como Balneário Camboriú e Florianópolis, já adotaram essa ideia.

O progressista ainda cita que, por conta de tecnologias mais avançadas, existem outras possibilidades de apresentação pirotécnica, como fogos de artifício silenciosos ou projeções multimídias em espaço públicos.