Câmara aprova projeto que institui “Operação Cata-Treco”

PL visa eliminar o acúmulo de materiais volumosos na beira de estradas e terrenos baldios

ISABELE DE SOUZA SILVA/ASSESSORIA CÂMARA PB

16 de março de 2022

Na sessão desta segunda-feira (14), a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 7/2022, que institui a Operação Cata-Treco, que dispõe sobre o recolhimento de materiais volumosos nos bairros do município. De autoria do vereador Diogo Santos (MDB), o PL tem por objetivo impedir que materiais volumosos sejam depositados irregularmente em locais públicos ou privados. “Móveis velhos que [pessoas] jogam na beira da estrada ou em terrenos baldios, colchões, fogão velho, mesas e cadeiras”, pontuou o emedebista.

O texto do PL informa que a Operação Cata-Treco deverá ter cronograma de realização divulgado no site e nas redes sociais do Governo Municipal, indicando as datas em que serão realizados os recolhimentos em cada bairro. Também deverá ser disponibilizado um número de contato para que o cidadão possa ter informações sobre a operação.

Segundo o vereador, a finalidade do PL é converter a ação em política pública, para que o cidadão possa cobrar a execução do serviço. Diogo também pede que a lei, se sancionada, tenha ampla divulgação, assim todos saberão o dia exato em que o caminhão passará na rua recolhendo os materiais: “A pessoa que tem materiais volumosos, que não servem para nada e que não tem onde colocar, poderá colocar em frente à sua casa para o caminhão recolher e dar a devida finalidade”, destacou.