Câmara aprova projetos relacionados à manobra de Heimlich

Conhecida como "Abraço da Vida", técnica auxilia pessoas vítimas de engasgo. Projetos foram sancionados pelo Executivo

Deborah Biasibetti/Câmara PB

09 de abril de 2024

A Prefeitura de Porto Belo sancionou dois projetos de lei originários da Câmara e que são relevantes para a segurança e bem-estar da população. Ambos os projetos, de autoria do vereador Diogo dos Santos (União Brasil), visam disseminar informações sobre a aplicação correta da manobra de Heimlich.

Também conhecida como “Abraço da Vida”, manobra de desengasgo ou compressão abdominal, a manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de engasgamento, com o objetivo de remover um pedaço de comida ou objeto que esteja obstruindo a respiração do indivíduo, potencialmente salvando sua vida. Esta manobra foi inventada pelo americano Henry Heimlich, em 1974.

Conheçam as novas Leis:

• A Lei Municipal nº 3.414/2024 estabelece a inclusão obrigatória de instruções sobre a manobra de Heimlich em locais públicos e privados. As instruções devem ser claras e objetivas, informando como realizar a manobra corretamente. O âmbito de aplicação abrange toda a cidade de Porto Belo, garantindo que todos tenham acesso a essas informações vitais.
  • Lei Municipal nº 3.415/2024 determina a afixação obrigatória de cartazes explicativos em locais frequentados pelo público, como restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e estabelecimentos similares. Os cartazes devem demonstrar de forma clara e acessível como realizar a manobra de Heimlich em casos de engasgamento.

Além disso, a lei abrange os refeitórios das instituições de ensino públicas e privadas no município. O objetivo é capacitar a população para agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência.