Destaques

Câmara homenageia Jovens Portobelenses

Láurea será concedida durante sessão ordinária nesta segunda-feira (21)

17 de agosto de 2023

Giovane dos Santos, 27: “É bom ter um meio-termo”

A Câmara Municipal ampliará o seu rol de homenagens. Nesta segunda-feira (21), em sessão ordinária, a Casa fará a entrega da honraria Jovem Portobelense. A láurea é resultado de um projeto de lei aprovado em plenário em setembro de 2022, o qual deu origem à Lei Municipal 3185. Os autores da proposição foram os vereadores Professor Juliano, Willian Ismael dos Santos (Progressistas) e Diogo Santos (MDB).

A homenagem faz alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e faz uma delimitação diversa ao conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde: enquanto a OMS considera jovem quem tem entre 15 e 24 anos, a lei municipal deslocou essa faixa etária para o intervalo entre 18 e 30 anos. Independente disso, para Juliano, o importante é “rejuvenescer” a relação do Legislativo com a população.

O presidente da Mesa Diretora explica que o projeto de lei surgiu no contexto da criação da Frente Parlamentar da Juventude, na Câmara Municipal, em 2021. Um ano depois, ao refletir sobre a participação dos jovens na sociedade local, Juliano, Willian e Diogo decidiram criar a honraria.

“Temos muitos jovens talentosos, empreendedores, com potencial esportivo. Então, eu acho que a ideia é ter esse olhar diferente para nossos jovens, valorizar essa parcela da população”, explica Juliano.

Na lista dos indicados pelos parlamentares para receber a homenagem, Giovane dos Santos está sempre à porta do Legislativo. Só por uns minutos, o suficiente para atender a clientela, e já segue em frente. “Eu já queria acompanhar [as sessões], mas nunca tive tempo”, diz. “Agora, vou me obrigar a ir”. Aos 27 anos, Giovane leva o pão de cada dia até a freguesia, dirigindo desde o bairro Araçá até a comunidade do CTG uma Fiorino abarrotada de pães, bolos e guloseimas. Trabalha com o pai, o padeiro Jeremias, “desde sempre”. Antes, fazia o trajeto na companhia dele. Desde a pandemia, porém, corre a praça sozinho, anunciando sua chega com buzinaços.

A dedicação do rapaz fez o vice-presidente da Câmara, Bento Voltolini (PL), indicá-lo ao Jovem Portobelense. “Conheço-o desde o balaio, como diz o outro”, brinca o vereador. A escolha surpreendeu Giovane, que ficou satisfeito. Para ele, reconhecer o mérito de quem ainda não chegou à idade adulta é positivo: “É bom ter um meio-termo”, afirma.

A entrega da honraria Jovem Portobelense ocorre na próxima segunda-feira (21), a partir das 19 horas, com acesso ao auditório da Câmara e transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no Facebook e Youtube.

DEMAIS HOMENAGEADOS:

  • LEONARDO SOEIRA (CÉLIO RAMOS)
  • EDUARDA LAURENCIO (DARCI FRANÇA)
  • WESLEY DA ROSA (DIOGO SANTOS)
  • LUCAS PEREIRA (EDNALDO DA SILVA)
  • MATHEUS PAULO (JONATHA CABRAL)
  • JANAINA MACHADO (PROFESSOR JULIANO)
  • GUSTAVO FUJII (MAGNO MUÑOZ)
  • BRUNO DA SILVA (SILVANA STADLER)
  • JOAQUIM NETO (WILLIAN DOS SANTOS)
COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto de lei para instituir programa “Amigo do Coração”

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS