Câmara institui diploma Aluno Nota 10

Objetivo é premiar o desempenho dos formandos do 5º e do 9º ano das escolas da Rede Municipal

15 de março de 2021

A Câmara de Vereadores aprovou, em sessão realizada dia 1° de março, projeto de lei de autoria do progressista Juliano Guerreiro (Professor Juliano) que institui o programa de incentivo Diploma Aluno Nota 10, cujo objetivo é homenagear os formandos do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino. A proposta foi sancionada pelo prefeito Emerson Stein (MDB) no último dia 5, passando a vigorar como Lei Municipal 2.957.

A lei não é inédita. Desde 2014 existe na legislação municipal um programa Diploma Aluno Nota 10 (Lei 2.151). Porém, nasceu como “letra morta”, visto que a proposição original estabelecia que o prêmio fosse entregue aos alunos com melhor desempenho de todas as séries das escolas de primeiro e segundo grau do município.

“Isso tornava a lei inviável”, argumenta Professor Juliano, que, no entanto, considerou a iniciativa boa. Assim, decidiu ajustar-lhe o foco, fazendo com que o diploma seja entregue somente aos formandos do ensino fundamental 1 e 2 — 5° e 9° anos, portanto. Porto Belo possui turmas de 5° e 9° nas unidades básicas Professora Nair Rebelo dos Santos (Vila Nova), Catarina Benedita Guerreiro (Balneário Perequê) e Olinda Peixoto (Jardim Dourado). Seis de cada, ao todo.

Juliano também trouxe a responsabilidade pela entrega do diploma para o Legislativo — diferente do que previa a lei original, que reservava a tarefa ao Executivo. Ele observa que é praxe as escolas concederem distinções aos alunos destaque (de melhor aproveitamento ao longo do ano). No entanto, acredita que ofertar um prêmio fora do âmbito escolar (a cerimônia de entrega será realizada na Câmara), na presença de familiares e autoridades, tem maior simbolismo: “Isso é legal, motiva o aluno, dá um impulso para ele prosseguir sua jornada de estudos”.