Câmara institui prêmio Professor Destaque do Ano

Serão contemplados profissionais da área da educação das redes públicas municipal, estadual, privada e rede de educação especial

12 de dezembro de 2023

No mês passado, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 82/2023, que institui a premiação Professor Destaque do Ano, a ser concedido aos profissionais da área da educação das redes públicas municipal e estadual, rede privada e de educação especial do município que mais se destacarem pela experiência educativa com trabalho inovador, criativo e transformador em cada ano letivo. A proposta recebeu o aval do prefeito Joel Lucinda (MDB) e agora passa a vigorar como Lei Municipal nº 3.370, de 22 de novembro de 2023.

De autoria do emedebista Ednaldo Manoel da Silva, “a premiação será conferida, anualmente, a um(a) professor(a) do ensino fundamental e aos professores responsáveis pelo projeto da educação infantil e educação especial de cada instituição educacional do município, a partir da avaliação realizada pela equipe gestora”, como diz a lei.

“É uma forma de valorizar o professor que se esforça, que tem responsabilidade, organização e compromisso com o planejamento e com os alunos”, destacou Ednaldo.

O nome do professor indicado para o recebimento da premiação deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Educação até o dia 31 de agosto de cada ano letivo, a qual ficará encarregada de coordenar e organizar o evento. A entrega do prêmio poderá ocorrer em solenidade oficial e será realizada, preferencialmente, no mês de novembro.

Juntamente com o nome do docente, deverá ser encaminhado um relatório fundamentado das ações e projetos realizados pelo profissional, que será reconhecido pela entrega de planejamento em dia, projeto destaque ou ações inovadoras na área educacional, social ou ambiental, assiduidade e afetividade, sendo este um fator que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.

Cada unidade escolar poderá ter dois professores premiados. Caso o profissional de educação especial esteja licenciado, a unidade poderá indicar três professores.