Destaques

Câmara lança legislatura 2024 da Vereança Mirim

Ciclo de palestras deu início ao programa, cujo processo eleitoral acontece em março

Alcides Mafra/Câmara PB

01 de março de 2024

A Câmara de Vereadores concluiu nesta quinta-feira (29), o ciclo de palestras de lançamento do programa Vereador e Vereadora Mirim. A atividade é preparatória para o processo eleitoral que escolherá a terceira legislatura do programa, instituído pelo parlamento local em 2019. Na próxima segunda, 4 de março, tem início o prazo de inscrições dos candidatos, que vai até sexta, dia 8. Entre 11 e 20 de março ocorre a campanha nas escolas e, no dia 21/03, as eleições.

O Vereador e Vereadora Mirim tem por objetivos familiarizar os estudantes do município com o trabalho do Legislativo, contribuir para a sua formação política e estimular a participação cidadã. Na prática, cria uma Câmara de Vereadores jovem, com atribuições semelhantes à dos adultos, inclusive com direito a sessões plenárias, proposição de projetos e discussão de melhorias para a escola, o bairro e o município como um todo.

Diferentemente das duas legislaturas anteriores, este ano o projeto inicia no primeiro semestre. A outra novidade foi justamente o ciclo de palestras inicial, ministradas pelo radialista e professor de história Helle Borges. A última delas, realizada no Centro Cultural Palco das Artes, na tarde de ontem, contou com a presença do prefeito Joel Lucinda (MDB), seu vice, Ailto de Souza (PL), do presidente da Câmara, vereador Magno Muñoz (MDB), além dos vereadores emedebistas Diogo Santos, Ednaldo da Silva e do republicano Jonatha Cabral.

Jonatha e Diogo são coautores do projeto de resolução que instituiu o programa, juntamente com os então vereadores Rosaura Rodrigues e Marcos Marques. Ao falar sobre o significado da iniciativa, Diogo pediu aos jovens que soubessem o que faz um vereador que levantassem a mão. Diante de apenas dois braços estendidos, concluiu: “Isso resume o objetivo do programa”. Segundo ele, é preciso que os jovens se preparem para assumir a condução política do município.

Jonatha destacou o que chamou de “poder transformador da juventude” e disse que é preciso aprender a exercer ações de escolha. Já Ednaldo afirmou que o convívio com os mirins da legislatura de 2023 foi de muito aprendizado: “Muitas ideias novas e muitos projetos top”.

Vereador por sete mandatos consecutivos, Joel lembrou que, ao iniciar sua trajetória na Câmara, desconhecia o papel que iria exercer: “Não tive essa chance de saber qual é a função do vereador”. O agora prefeito reforçou a ideia de que, no futuro, o bastão será passado aos que estão, no momento, nos bancos das escolas.

Colega de plenário de Joel e seu atual vice, Ailto concordou. Ele destacou a importância de “articular cada vez mais a política na nossa cidade”.

Estudantes de oitavos e nonos anos do ensino fundamental das escolas municipais, estadual e particulares participaram das palestras, assim como seus professores. Dessas turmas sairão os candidatos à Câmara mirim de 2024, mas alunos de sextos e sétimos também podem votar. Para o presidente da Câmara, a proximidade que se estabelece entre o Legislativo e a comunidade escolar é um dos pontos centrais do programa. Sua expectativa é a de que haja engajamento dos jovens e o processo repita o bom resultado das legislaturas anteriores.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Câmara Mirim faz sua primeira sessão do ano

VER MAIS