Câmara leva demanda do hospital regional a Carmen Zanotto

Secretária de Estado da Saúde discutiu o tema com comitiva parlamentar de Porto Belo nesta 5ª

21 de julho de 2023

A situação dos leitos de hospital na região que abrange os municípios de Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Tijucas foi tema de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis, na tarde de ontem (20). Participaram do encontro a titular da pasta, Carmen Zanotto, e os vereadores Bento Voltolini (PL), Willian Ismael dos Santos (Progressistas), Jonas Amadeu, Diogo Santos, Célio Ramos e Magno Muñoz (MDB).

A agenda foi uma solicitação da comitiva portobelense. Os parlamentares encaminharam à secretária uma reivindicação antiga: a construção de um hospital capaz de suprir a demanda do município e cidades vizinhas. Atualmente, a unidade de referência para a região é o Hospital Municipal Ruth Cardoso, mantido pela Prefeitura de Balneário Camboriú e vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Carmen, entretanto, destacou que a prioridade da atual gestão é promover melhorias na infraestrutura já existente ou em execução. Ela citou o caso do Hospital de Itapema, que deve ser inaugurado no primeiro trimestre de 2024 e contará com atendimento do SUS. O Governo do Estado pretende equipar esse novo hospital com uma unidade de cirurgia ortopédica. Segundo a secretária, a ocorrência de traumas devido a acidentes de trânsito é uma das principais responsáveis pela ocupação de leitos na região.

Outras unidades que vêm recebendo atenção da Secretaria de Saúde na região são os hospitais Pequeno Anjo e Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. No início de fevereiro, a pasta lançou o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, com a meta de zerar a fila de espera em seis meses. Em junho, o Governo do Estado abriu dez leitos no Marieta. Existe a previsão de abertura de mais vinte leitos, dez adultos e dez neonatais. O Pequeno Anjo terá seis novos leitos pediátricos a partir das próximas semanas.

Os vereadores também solicitaram um reforço no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A preocupação dos parlamentares é com o deslocamento de pacientes graves. Zanotto assegurou que fará esforços no sentido de deslocar uma ambulância UTI do Samu para os atendimentos de alta complexidade na região.