Destaques

Câmara Mirim faz sua primeira sessão do ano

Câmara Mirim faz sua primeira sessão do ano

24 de maio de 2024

A terceira legislatura do programa Vereador e Vereadora Mirim, da Câmara Municipal, foi oficialmente iniciada na tarde de ontem (23), com a realização da primeira sessão ordinária e a eleição da mesa diretora que conduzirá os trabalhos neste ano. No embate de “veteranos” que precedeu a escolha, prevaleceu o “girl power”: a mesa mirim de 2024 será integralmente comandada por meninas.

Antes que as negociações de bastidores para definição de chapas fosse feita, a turma de mirins foi recepcionada pelos vereadores adultos, recebeu as dicas de praxe, redigiu as primeiras proposições e foi ao plenário tendo a presidência provisória de Melissa Walz, aluna do nono ano da Escola Básica Municipal (EBM) Olinda Peixoto e parte do trio de reeleitos. Ela também encabeçou a chapa que saiu vitoriosa e tem como vice-presidente a também “veterana” Júlia Ribeiro, da EBM Maria Benta Cabral, primeira-secretária Helena Prado (Colégio Ana Luiza) e segunda-secretária Maria Clara Belo (EBM Maria Benta Cabral).

Melissa contou que estava um pouco “apreensiva” quanto ao resultado da disputa pela mesa diretora, pois havia um vereador mirim cujo voto era uma incógnita. Ao final, confirmado o voto a seu favor, coube a ela, como última a se pronunciar, sacramentar a vitória. “Fiquei muito feliz, queria muito ser a primeira mulher a presidir a mesa diretora”, afirmou. Mais do que isso: a estudante presidirá a primeira mesa exclusivamente feminina da curta história do parlamento mirim.

Marcos Roberto Júnior, aluno do nono ano da EBM Nair Rebelo dos Santos, presidente na última legislatura e candidato à recondução, lamentou a ineficácia das negociações. Ele, porém, demonstrou espírito esportivo e valorizou o ineditismo da recém-empossada mesa diretora.

Encerrada a parte tensa da sessão, seguiu-se o momento de ir à tribuna agradecer os votos, falar em “confiança”, “responsabilidade” e “privilégio”, enaltecer os colegas e apontar os primeiros problemas que gostariam fossem resolvidos, tanto no município como nas escolas. Foram aprovadas dez indicações, dois requerimentos e cinco moções.

O próximo compromisso da Câmara Mirim será no dia 20 de junho.


As mesas diretoras, dos adultos e das meninas, recém-empossadas 
COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Legislativo institui o “Dia da Mulher na Política”

VER MAIS

Vereadores e vereadoras mirins de PB participam de conferência regional em Itajaí

VER MAIS