Câmara retoma entrega do Cidadão Honorário

Após um ano suspensa em razão da pandemia, honraria volta a ser conferida nesta sexta

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

18 de novembro de 2021

Última entrega da honraria ocorreu em 2019

Após um ano e oito meses praticamente restrita às atividades ordinárias do plenário, a Câmara de Vereadores voltará a ter uma sessão solene nesta sexta-feira (19). A Casa fará, à partir das 19 horas, a entrega de títulos de Cidadão Honorário, honraria que ficou de fora do calendário legislativo em 2020 (assim como tudo mais) em razão da pandemia.

Instituído em 2010, o Cidadão Honorário é entregue pela Câmara Municipal “às pessoas físicas que tenham prestado relevantes serviços [de caráter] reconhecidamente social no município, ou nele se destacado pela atuação na vida pública ou privada, nos termos do artigo 58, inciso XX, da Lei Orgânica Municipal”. Peculiaridade da lei portobelana, não somente radicados na cidade como cidadãos nativos são passíveis de homenagem. As indicações cabem aos vereadores: cada membro da Casa apresenta um nome, que deve ser homologado em requerimento aprovado pelo plenário.

A lista deste ano apresenta oito postulantes cujas origens apontam para outros municípios (seis catarinenses e dois gaúchos) e três naturais de Porto Belo. Entre eles, dois não residem na cidade, mas mantêm laços estreitos com ela (na qualidade de investidor e de presidente de associação esportiva), e a maioria chegou a Porto Belo há pelo menos duas décadas. As áreas de atuação são diversas: há lideranças comunitárias, empresários de diferentes setores, gente que se destaca em atividades relacionadas à igreja, servidores públicos e políticos (confira abaixo a lista dos indicados).

Para o presidente do Legislativo, vereador Joel Lucinda (MDB), a solenidade só será possível em virtude do momento positivo em relação aos números da pandemia, com queda nas taxas de internação e óbitos em Santa Catarina. Mesmo assim, o evento estará sujeito aos protocolos de prevenção, que incluem o uso de máscaras no recinto, disponibilidade de álcool gel e redução do público a aproximadamente 50% da capacidade do auditório.

“Como a gente está vivendo um cenário mais favorável, entendeu que seria interessante marcar esse fim de ano legislativo com uma noite especial, homenageando essas pessoas que tanto fazem pela nossa comunidade”, destacou Joel.

A sessão solene também terá transmissão pelas redes sociais da Câmara no Facebook e YouTube.

Lista dos indicados ao Cidadão Honorário:

• Ailto de Souza: Paulo Sérgio da Silva (52 anos, mestre de obras)
  • Bento Voltolini: Marcos Melchioretto (43 anos, empresário da construção civil)
  • Diogo Santos: Arno Baron (72 anos, corretor de imóveis)
  • Ednaldo da Silva: Vera Evaristo de Andrade (53 anos, empresária)
  • Joel Lucinda: Elina Carvalho Silva (65 anos, técnica criminal aposentada)
  • Jonas Raulino: Antônio Sérgio Stein (72 anos, despachante)
  • Juliano Guerreiro: Jacire Serpa dos Santos (59 anos, professora)
  • Magno Muñoz: Nelson Albano (66 anos, servidor público municipal)
  • Marcos Marques: Antônio Carlos da Silva (61 anos, pescador aposentado)
  • Silvana Stadler: Iracema Gonçalves Rebelo (70 anos, comerciante)
  • Willian dos Santos: Margarida Amaral Maier (líder comunitária)