Câmara retoma sessões, mas em ambiente virtual

Recurso usado na pandemia volta a ser empregado em razão de reforma no plenário

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

02 de agosto de 2022

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal retornou às sessões ordinárias na noite desta segunda-feira (1°). No entanto, os trabalhos não ocorreram no plenário, como de praxe. Com o local ainda em reformas, o jeito foi apelar para um recurso utilizado durante o período mais crítico da pandemia: a reunião virtual. A solução já havia sido adotada na realização de duas sessões extraordinárias na primeira semana do recesso e deve ser aplicada ainda nesta quinta-feira (4), quando ocorre a reunião de meio de semana que completa o calendário de cinco ordinárias mensais. A expectativa do presidente da Casa, vereador Jonas Raulino (MDB), é que na próxima segunda-feira (8) o plenário esteja pronto para receber, novamente, os vereadores.

Na noite de ontem, a sessão virtual foi conduzida pela vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Silvana Stadler (PL), cobrindo ausência do presidente. A pauta foi enxuta: apenas uma indicação e seis moções foram aprovadas. Assinada por Jonas, a indicação pede que a “caravela” do playground da Praça da Bandeira seja batizada com o nome do navegador português João Dias de Solis — descobridor do Rio da Prata e, defende o pesquisador local Dieter Kohl, primeiro europeu a avistar a costa portobelense, em 1516.

Já as moções parabenizam a empresa Lepoty Kids pela conquista do selo Empresa Amiga do Autista, proposta pelo vereador Diogo Santos (MDB); Mayandra Clínica Estética & Spa, pela primeira década de existência (assinaram Diogo e Silvana Stadler) e Porto Vision Centro de Saúde Visual, pelo primeiro ano de atividades (pelos vereadores Diogo, Silvana e Ednaldo Manoel da Silva, do MDB).

O vereador Magno Muñoz (MDB) também submeteu aos pares moções parabenizando a Secretaria Municipal de Saúde pelo atendimento a pacientes crônicos que necessitam de assistência fora do domicílio, à Fundação Pró-Rim, pelos 35 anos de atividades, e aos funcionários da unidade de Balneário Camboriú dessa mesma instituição — “pela dedicação diária aos pacientes com doenças renais crônicas, bem como por seu atendimento de excelência”, anotou Magno no texto da proposta.