Célio Ramos retorna ao plenário da Câmara

Vereador na última legislatura e segundo-suplente nesta, emedebista substitui Ednaldo da Silva

22 de novembro de 2022

Este tem sido um ano de rodízio no Legislativo. Após as substituições de Joel Lucinda (MDB) e Ailto de Souza (PL), que compuseram a chapa vencedora na inédita eleição suplementar do mês de junho, tendo sido substituídos por Gilberto Pedro (MDB) e Darci França (PL), respectivamente, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (21) houve nova dança de cadeiras: Ednaldo da Silva (MDB), chamado pelo Executivo para presidir novamente a Fundação Municipal de Esportes (FME), cedeu lugar na sala das sessões a Célio Ramos.

Vereador na última legislatura, Célio concorreu à reeleição no pleito municipal de 2020. Ficou como segundo-suplente, mas, beneficiado pela mini reforma administrativa promovida por Joel, retorna ao Legislativo. Na sessão em que (re)tomou posse, na presença de bom número de familiares — entre os quais o ex-vereador Onésio Ramos e o ex-prefeito Osvaldo Ramos —, Célio falou sobre o retorno. Ele agradeceu o apoio da equipe da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), à qual esteve vinculado até a última semana como diretor do Píer Municipal, e garantiu estar pronto para retomar as atividades no parlamento. “É um prazer estar com vocês e trabalhar pelo município”, disse aos (nem tão) novos colegas.

Como Ednaldo também deixou vago o lugar de segundo-secretário na Mesa Diretora, os vereadores se reuniram em breve recesso para escolher o novo ocupante da função — que será agora exercida por Magno Muñoz (MDB). Já Célio herda as relatorias da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, da Comissão de Cultura, Esporte e Turismo, além da presidência da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle Público e Tributação.

Também durante essa movimentada sessão Rosane Posanske, secretária municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, usou a tribuna para falar sobre ações de sua pasta. Ela foi convidada pelo Legislativo a prestar informações a pedido de Darci França (PL). Além disso, antes de debater os assuntos em pauta, os parlamentares fizeram a entrega de duas moções, uma de congratulação, outra de parabenização; a primeira ao grupo escoteiro Pegasus, pelos dez anos de atividades no município, a segunda para a comerciante Edi Maria Garcia, proprietária da empresa Empório do Fogão, que também completou uma década de existência. As moções, aprovadas pelo plenário, foram propostas por Jonatha Cabral (Republicanos) e Silvana Nunes (PL), respectivamente.