Cerimônia no Palco das Artes marca início da nova legislatura

Restringida em função da pandemia, sessão solene reconduziu prefeito e vice e empossou a nova composição da Câmara Municipal

Alcides Mafra/Assessoria Comunicação PB

04 de janeiro de 2021

Como ocorreu em outros 5.471 municípios brasileiros (96 seguem indefinidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral), o final do primeiro dia de 2021 deu início ao mandato do prefeito e vice reeleitos, do seu secretariado e da nova composição da Câmara Municipal. A solenidade de posse foi realizada no Centro Cultural Palco das Artes, no bairro Vila Nova, e não no Paço Legislativo, como de praxe, em razão das restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus. Um público bastante reduzido, formado por familiares das autoridades empossadas, participou do ato, que foi dividido em dois momentos. No primeiro, o decano da Câmara, vereador Ailto Neckel de Souza (PL), deu posse ao prefeito Emerson Stein (MDB) e seu vice Elias Cabral (PL), obteve os juramentos do novo corpo parlamentar e presidiu a escolha da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do Legislativo no atual biênio. No segundo, Emerson Stein confirmou os nomes dos secretários municipais e presidentes de fundações e do instituto municipal de previdência.

Durante o primeiro momento, além de terem seus nomes confirmados para a legislatura 2021-2024, os vereadores fizeram uso da palavra. Alguns deles, pela primeira vez — casos de Juliano Cota Guerreiro, Willian Ismael dos Santos (Progressistas), Magno Rafael Muñoz e Ednaldo Manoel da Silva (MDB). Este último, inclusive, proferiu um discurso que já se pode considerar histórico. O ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes lembrou da origem humilde na “Rua do Fogo”, no Alto Perequê, e destacou o fato de ser o primeiro negro a assumir um mandato na Câmara de Vereadores. Egressa da última legislatura, a vereadora Silvana Stadler (PL) também falou em representatividade, ao lembrar que é “a única mulher eleita de onze vagas”, assim como Juliano Guerreiro, professor da rede municipal, que fez questão de afirmar o seu compromisso com a classe: “Jamais irei agir de forma contrária à minha categoria e aos meus colegas, que agora se sentem mais representados”, discursou.

Aos vereadores eleitos e reeleitos, seguiram-se na tribuna o prefeito e o vice. Elias Cabral iniciou sua fala mencionando a Covid-19. Ele saudou os profissionais envolvidos no combate à pandemia e lamentou as vidas perdidas. Emerson Stein, por sua vez, falou rapidamente sobre o relacionamento entre Executivo e Legislativo (o prefeito voltaria à tribuna no segundo momento do ato solene) e garantiu: “Vamos continuar mantendo o diálogo”.

Ao final dos discursos, Ailto determinou a suspensão da sessão para os procedimentos de eleição da nova Mesa Diretora. Apenas uma chapa concorreu e esta foi confirmada pela maioria: Joel Lucinda (MDB) assumiu, a partir desta segunda-feira (4), a presidência da Casa. Altino Júnior (PL) foi eleito vice-presidente (mas não deve assumir a função: ele foi convidado pelo prefeito para ocupar o cargo de secretário de Planejamento. Bento Voltolini (PL) ocupará seu lugar na Câmara). Juliano Guerreiro, como primeiro-secretário, e Jonas Raulino (MDB), como segundo-secretário, completam a composição da Mesa. Novamente na tribuna, agora como presidente do Legislativo, Joel afirmou que fará um trabalho igual ao que realizou no biênio 2017-18, quando presidiu a Casa (ele também esteve à frente do Legislativo em 2003, 2004 e 2010): “Vai ser um trabalho em conjunto visando o crescimento da cidade”, assegurou o aniversariante da noite, veterano de seis mandatos na Câmara Municipal. Em seguida, deu encerramento formal à sessão, cuja condução foi entregue à administração municipal para a apresentação de seu secretariado, presidentes de fundações e instituto de previdência e discurso final de Emerson Stein.

NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

• Ailto Neckel de Souza (PL)
  • Bento Sebastião Voltolini (PL)
  • Diogo dos Santos (MDB)