Comissões, reunião e indicações: mirins começam legislatura

Parlamento jovem da Câmara realiza sua primeira sessão ordinária e tem dia de pauta cheia

11 de agosto de 2023

Sem alguém tinha dúvidas se os vereadores mirins iriam encarar seu papel com seriedade e compromisso, o primeiro dia de batente da nova legislatura mostrou que a molecada não está para brincadeira. Na tarde de ontem (11), os garotos e garotas tiveram agenda cheia, com reunião para definir as comissões mirins, encontro com uma equipe de gamers de Bombinhas e sessão ordinária, na qual puderam propor suas primeiras indicações e requerimentos.

Logo no início da tarde, os mirins foram recepcionados pelos vereadores “sêniores”, seguindo uma dinâmica de trabalho em que cada parlamentar adulto adotou um jovem colega em sua jornada legislativa. Na sequência, feitas as devidas apresentações e dadas as primeiras instruções, a turma se reuniu para dividir as atribuições das comissões parlamentares, que ficaram divididas da seguinte forma:

Comissão de Justiça e Redação

• Presidente: Vereador mirim Heitor Pusch
  • Vice-presidente: Vereador mirim Matheus Cota
  • Relator: Vereadora Isabella Amorim

Definidas as comissões, os vereadores jovens, assim como os adultos, conversaram com representantes da equipe de jogos eletrônicos da Escola de Educação Básica Prefeito Leopoldo José Guerreiro, de Zimbros, bairro de Bombinhas, que veio defender o potencial dessa modalidade e solicitar o apoio dos parlamentares na realização de uma competição em nível regional. Falando na tribuna da sessão mirim, o líder do grupo, Pedro Voltolini, destacou o potencial econômico dos chamados eSports: “É um mercado que só vem crescendo”.

Por fim, os vereadores e vereadoras mirins realizaram a primeira sessão ordinária da atual legislatura, sob o olhar dos vereadores adultos e também da ex-vereadora Rosaura Rodrigues, que foi uma das autoras do projeto que deu origem ao programa, em 2018. “É muito legal ver uma ideia da gente materializada”, afirmou.

Isabella Amorim, aluna do 8º ano do colégio Cepavi, apresentou uma indicação solicitando a instalação de pontos de ônibus pré-moldados de concreto, melhorando a identificação de embarque e desembarque de passageiros.

Outra indicação apresentada durante a tarde foi a dos representantes Melissa Waly, Jordana Luckner, Heitor Push e Marcos Roberto, que solicitaram a reativação dos jogos escolares no município de Porto Belo.

Jordana e Melissa também apresentaram uma indicação pedindo que, nos próximos anos letivos, o Poder Executivo forneça os uniformes e materiais escolares no início das atividades escolares.

Júlia Ribeiro foi autora de três indicações: pedindo a liberação do laboratório de ciências para alunos e professores da Escola Municipal Maria Benta Cabral, bem como o fornecimento de livros para a biblioteca. Ela também pediu que a coleta de lixo seja realizada no período noturno, para não ocasionar congestionamento no trânsito.

Matheus Cota, vice-presidente da Mesa Diretora mirim e aluno da escola Nair Rebelo, apresentou uma indicação solicitando a instalação de portões eletrônicos em todas as unidades escolares do município.

Os requerimentos apresentados pediram informações sobre os extintos jogos escolares municipais, de autoria do presidente Marcos Júnior, e sobre a falta de professores na EBM Maria Benta Cabral, de autoria de Júlia Ribeiro.

Perguntada sobre como foi a primeira experiência para valer no plenário, Júlia achou que foi “de boa”, embora admitisse certo nervosismo. Ela também comentou sobre o entrosamento com os colegas de vereança mirim: “A gente está se dando bem. Eu acho que [o relacionamento entre eles] vai ser bem legal”.