Curso online gratuito ensina empoderamento e empreendedorismo

Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores firmou parceria com a Agência Besouro para disponibilizar curso para mulheres vítimas ou em situação de violência

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

01 de março de 2021

Como parte das ações desenvolvidas no âmbito da Semana Municipal da Mulher, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores está engajada na divulgação de um curso online gratuito idealizado pelo programa IGM Impulsiona, do Instituto General Motors (IGM), cujo público-alvo são mulheres vítimas ou em situação de violência doméstica. Com execução da Agência Besouro, o treinamento ocorre de 8 a 12 de março e tem como premissa desenvolver o empoderamento e o empreendedorismo. Para participar, basta se inscrever no site www.igmimpulsiona.com.br.

Para a procuradora especial da Mulher, vereadora Silvana Nunes Stadler (PL), a parceria com a agência veio em boa hora. “Caiu de presente no colo da gente”, afirmou a parlamentar. Segundo ela, uma das principais dificuldades de quem vive em situação de violência doméstica é se livrar da dependência econômica do agressor. “Como muitas dessas mulheres não têm como se sustentar ou sustentar os filhos, se sujeitam a viver dessa maneira”, argumenta.

Intitulado “Faça revolução com seu próprio negócio”, o curso visa justamente suprir essa carência. De acordo com Paula Delanni, gestora de projetos da Agência Besouro, “as pessoas aprendem a tirar o próprio negócio do papel e torná-lo realidade. São cinco dias de aula e 90 dias de consultoria. Depois que a pessoa faz o curso, a gente entra em contato para ajudar a montar uma MEI [microempresa individual], como cuidar do financeiro da empresa…. Enfim, tudo o que elas aprenderam no curso”, explica.

A escolha do público-alvo está relacionada com o mês de março. No próximo dia 8 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para simbolizar a luta das mulheres por igualdade. Em Porto Belo, a data ganhou o reforço da Lei Municipal 1687, de junho de 2009, que criou a Semana Municipal da Mulher com o objetivo de promover homenagens, campanhas de conscientização e ações de saúde, proteção e promoção social.

Presente no Brasil desde 1993, o IGM, gerido pela General Motors, fabricante da Chevrolet, desenvolve ações de ajuda humanitária, desenvolvimento econômico e social e fomento ao voluntariado.

Com sede em Porto Alegre (RS), a Agência Besouro iniciou as atividades em 2014, desenvolvendo projetos de educação empreendedora, futuro do trabalho, desenvolvimento socioambiental, pesquisa e análise de dados.

Criada pela Resolução 02/2018 e regulamentada pela Resolução 21/2019, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Porto Belo tem como objetivos promover e fiscalizar o cumprimento de leis relacionadas aos direitos da mulher, além de fomentar o empoderamento e combater a violência e a desigualdade de gênero.

CURSO DE EMPODERAMENTO E EMPREENDEDORISMO

Público-alvo: mulheres vítimas ou em situação de violência doméstica

Quando: de 8 a 12 de março

Onde: pela internet