Joel assumirá Prefeitura: “Estou preparado”

Presidente da Câmara ocupará cargo interinamente a partir de 2ª. Justiça marcará nova eleição

23 de março de 2022

Joel Lucinda, em fala na Tribuna: "Estou preparado"

A dúvida que roía o meio político local nas últimas três semanas foi finalmente dissipada nesta terça-feira (22): através de nota publicada em suas redes sociais, Elias Cabral (PL) confirmou a intenção de renunciar ao cargo de vice-prefeito. Como Emerson Stein (MDB) mantém o objetivo de concorrer à Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) nas eleições de outubro (deverá deixar o atual cargo nesta sexta-feira, 25, em ato solene na Câmara Municipal), caberá à Justiça Eleitoral, uma vez confirmada a dupla vacância no alto escalão do Executivo, convocar nova eleição municipal. Até lá, o cargo de prefeito será ocupado interinamente pelo presidente do Legislativo, vereador Joel Lucinda (MDB).

Em quebra do protocolo ao final da segunda sessão extraordinária realizada também nesta terça-feira, Joel se pronunciou sobre o caso. Em fala emocionada na tribuna, o vereador de sete mandatos consecutivos se disse pronto para assumir o comando temporário do Governo Municipal. “Quando eu assumi a presidência desta Casa, em 2021, jamais passava pela minha cabeça que iria assumir a prefeitura de Porto Belo. Estou preparado para isso”, garantiu. Ele pediu apoio dos colegas de vereança e prometeu trabalhar com “muita delicadeza e com coração”.

Com a provável mudança de Joel — a princípio, pelos próximos 90 dias — de seu gabinete na Câmara para o Gabinete do Prefeito no Paço Municipal, a presidência do Legislativo passará a ser exercida pelo vice-presidente Ailto Neckel de Souza (PL). Além disso, o primeiro-suplente da coligação vencedora em 2020, Gilberto João Pedro (MDB), tomará posse como vereador na vaga aberta no plenário.

Aos 51 anos de idade, natural de Itajaí e há 24 anos vivendo em Porto Belo, Gilberto já assumiu diferentes funções na gestão municipal ao longo dos últimos anos: passou pelas diretorias de Obras, Pesca e Agricultura, Iluminação Pública e de Trânsito, além de ter comandado a Secretaria Municipal da Agricultura entre 2012 e 2013.