Destaques

“Hoje, eu só faço moda fitness”

Costureira desde criança, Juliana Voltolini descobriu seu nicho após a pandemia

Alcides Mafra/Câmara PB

26 de março de 2024

Juliana Beppler Voltolini, 38 anos de idade, principiou cedo a espetar os dedos em agulhas. “Minha primeira peça foi um sutiã”, lembra a ex-faxineira, hoje costureira, nativa do município e moradora da Enseada Encantada. Para essa primeira criação, contou com a ajuda da avó, que tinha uma máquina de costura temperamental — às vezes funcionava; às vezes, não. O jeito, portanto, era fazer os pontos manualmente. Apesar da dificuldade, não demorou muito para a moça começar a inventar moda.

Juliana é a quinta (e última) entrevistada da temporada 2024 da série Mulheres que Inspiram, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores a partir da Lei 2963/2021, que instituiu o projeto. Seu vídeo foi exibido no início da sessão legislativa desta segunda-feira (25). Logo após, a Procuradoria homenageou as cinco personagens enfocadas na série. Além da própria Juliana, Zenelise Drodowski, presidente da Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vânia Régis, bancária aposentada e empresária, Adriana Rosa, promotora de eventos, e Gabriela Pereira, corretora de imóveis, tiveram suas trajetórias esboçadas em vídeo. Todas receberam, ontem, moções de parabenização do parlamento local.

Os jeans customizados por Juliana faziam sucesso na escola. Porém, ela não podia aceitar encomendas, pois costurar o tecido à mão era difícil. Tanto que, na vez em que vestiu sua irmã, a calça que alinhavou desmontou-se em pleno pátio da escola. “Ela ficou tão brava…”. Mas o tempo passou, veio o casamento, os filhos, e a costura ficou de lado. Até que, incentivada pelo marido, adquiriu uma máquina, ingressou em cursos de corte e costura e retomou a paixão. Fez roupas para si e para os filhos e encontrou nas irmãs da igreja uma clientela. Quando veio a pandemia, Juliana se voltou à produção de máscaras de neoprene. Apaixonou-se pela malha e descobriu seu nicho: “Hoje, eu só faço moda fitness”.

Assista ao vídeo:

Homenagem: personagens da série receberam moções da Câmara Municipal
COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Legislativo institui o “Dia da Mulher na Política”

VER MAIS

Vereadores e vereadoras mirins de PB participam de conferência regional em Itajaí

VER MAIS