Legislativo concede títulos de Cidadão Honorário

Sessão solene integrou a programação oficial em homenagem ao aniversário de Porto

Alcides Mafra/Câmara PB

20 de outubro de 2023

Foto: Yohana Fukui

Em mais uma noite solene, nesta quinta-feira (19) a Câmara Municipal fez a entrega de sua principal comenda. A honraria Cidadão Honorário deste ano ocorreu no âmbito das comemorações de 191 anos de emancipação política e administrativa de Porto Belo e contemplou indivíduos que construíram, sob diferentes formas, relações afetivas com o município.

Como de praxe, a escolha dos homenageados coube aos vereadores, que usaram sua prerrogativa para eleger pessoas de procedências, ocupações e atuação na esfera pública diversos. Não faltou a liderança religiosa, a autoridade política, representantes da comunidade médica, escolar, empresarial e de ações assistenciais. Jonatha Cabral (Republicanos), aplicou ao grupo uma expressão que já lhe é peculiar: “Um timaço”.

Receberam placas de cidadania honorária o deputado federal Carlos Chiodini, as professoras Roseli Zandonai e Jucyléia Machado, os médicos Sérgio Biehler e Miriam Manica, os comerciantes Tito Rebello e João Francisco, a fundadora do Clube de Mães Beatriz Amâncio e o pastor Marcelo Rosa.

Falando em nome dos demais, Carlos Chiodini destacou o momento pelo qual vive Porto Belo: “É uma das cidades, e os números mostram isso, que mais crescem. Eu passei pelo Perequê e fiquei impressionado com o ritmo com que Porto Belo vem se desenvolvendo”. O deputado natural de Jaraguá do Sul, que conquistou eleitorado no município nos últimos pleitos e tem correspondido direcionando emendas parlamentares, ressaltou a dimensão humana desse processo: “É uma cidade que foi construída por essas pessoas aqui, que estão sendo homenageadas”, afirmou.

O prefeito Joel Lucinda (MDB), assim como seu vice, Ailto de Souza (PL), prestigiaram a solenidade. Joel enalteceu a trajetória de cada um dos homenageados e também falou sobre o crescimento acelerado da cidade. Segundo ele, o processo impõe desafios à administração, mas afirmou que o apoio do poder Legislativo tem auxiliado na tomada de decisões.

O presidente do Legislativo, vereador Professor Juliano (Progressistas), lembrou a comemoração dos 191 anos de Porto Belo, ocorrida na última semana, mas que terá eventos alusivos até o final do mês, ponderou o atual momento de crise no Estado em decorrência das chuvas, mas reforçou a importância da homenagem, ao sublinhar que o título de entregue a todos foi merecido: “Porto Belo, como eu sempre falo, vive seu melhor momento na história, e os homenageados foram todos merecedores dessa honraria”.