Legislativo cria programa de apoio à Defesa Civil

Alcides Mafra/ Assessoria Câmara PB

21 de maio de 2024

A situação de calamidade que atinge o Rio Grande do Sul desde o início de maio tem mobilizado setores públicos e da sociedade civil em torno do resgate e proteção às vítimas da enchente, que deixou até o momento um saldo de 157 mortos e quase 600 mil desabrigados. No último final de semana, Santa Catarina também sofreu com o volume excessivo de chuvas: 22 municípios registraram problemas e quase 900 pessoas tiveram de abandonar suas casas.

Esses são exemplos do quanto os municípios precisam estar atentos a ocorrências climáticas severas e os cidadãos informados sobre como agir, seja para se proteger e proteger os seus, seja para auxiliar nas ações emergenciais. Antevendo esse tipo de situação, a Câmara Municipal aprovou, no início de abril, um projeto de lei que instituiu o programa de educação e de serviço voluntário em Defesa Civil.

O programa tem por objetivo preparar o município “para enfrentar situações de calamidade pública, mediante atividades de ensino informal, fornecendo noções de Defesa Civil para a população em geral”. Em seu artigo segundo, estabelece a criação do serviço voluntário, que atuará em colaboração com a Defesa Civil de Porto Belo quando solicitado. Caberá ao órgão fornecer o treinamento e o apoio necessários.

Sancionado pelo Governo Municipal, o projeto já está em vigor. Em sua página no Instagram, a Diretoria de Defesa Civil divulgou a primeira chamada de voluntários. De acordo com Claudio Silvino da Silva, diretor do órgão, o feedback tem sido positivo. Para ele, a ajuda é bem-vinda: “Recurso é o que mais falta, mas estamos nos adaptando às necessidades do município”.

Interessados devem preencher o formulário disponível neste link.  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe68ivlnsX6WgFFExd40nYGnIku3ym8zGMGI_avHqOVRtU_CA/viewform