Legislativo entrega diplomas de Mérito Esportivo

Em sessão especial, vereadores celebraram personalidades do esporte local. Secretariado municipal também foi homenageado

Alcides Mafra/ Assessoria Câmara PB

10 de dezembro de 2019

“É uma seleção do esporte de Porto Belo”. A descrição sucinta – mas apropriada – usada pelo vereador Jonas Raulino (MDB) na tribuna veio bem a propósito do que foi a sessão de entrega do prêmio Mérito Esportivo Portobelense, concedido pelo Legislativo a personalidades do esporte local e realizada na noite desta segunda-feira (9). Entre os onze escolhidos para a primeira edição da homenagem, instituída pela Câmara em setembro deste ano, estavam jovens e veteranos atletas, antigos gestores e, principalmente, formadores de talentos. No cômputo geral, o que havia era uma amostra do que a cidade produziu de melhor nas últimas décadas em quadras, campos e tatames.

Para Diogo Santos (MDB), autor do projeto de lei que criou a premiação, não poderia haver time de estreia melhor. Representando o grupo daqueles que passaram pela gestão pública do esporte foram agraciados os ex-secretários municipais Osvaldo “Vadão” di Pietro e Sérgio “Ginho” da Silva. Ambos possuem trajetórias que superam essa função – Vadão como professor de Educação Física de gerações e Ginho como jogador de futebol. O primeiro, aliás, disse preferir o cumprimento de seus ex-alunos a qualquer outro tipo de reconhecimento (embora tenha ficado satisfeito com a lembrança, conforme registrou em sua página no Facebook).

A exemplo do eterno “professor Vado”, outros nomes de atletas que se dedicam a ensinar seu ofício às novas gerações foram laureados. Foi o caso dos professores Clóvis Duarte, que há três décadas leciona caratê (uma de suas pupilas mais talentosas, Lalesca Gomes, também foi premiada), Júnior “Ninja” de Lima, que insere o jiu-jitsu em seus projetos sociais, Maicon de Miranda e João Henrique Laurentino, responsáveis pelas escolinhas de futebol da municipalidade.

Como não poderia deixar de ser, havia no grupo muitos colecionadores de títulos, como o halterofilista Daniel da Silva Júnior, o formador de equipes campeãs Tamiji Yoshimura e os craques dos bons tempos do Futebol  do Porto Janilson Paulo (atual presidente da agremiação, representado no ato pelo filho Mateus) e Valdeci “Ci” Santiago, o principal goleador de sua geração.

“Com certeza, o objetivo foi alcançado”, vibrou Diogo Santos. “[Foi] uma seleção de homenageados logo na primeira edição, fazendo jus ao que a lei municipal propõe”. Ainda na tribuna, ele desejou que a premiação possa se repetir: “Temos dezenas de importantes nomes que, com certeza, ainda serão homenageados nas próximas edições da honraria”, prevê.

HOMENAGEM AOS SECRETÁRIOS

A sessão ordinária, com ares de solenidade, contou ainda com a presença dos prefeito e vice Emerson Stein (MDB) e Elias Cabral (PL) e toda a equipe administrativa de ambos, contando secretários, presidentes de fundações municipais e de autarquia (o instituto de previdência da municipalidade), além de técnicos das áreas de comunicação e jurídica.

A razão dessa presença maciça foi que a mesa diretora da Câmara preparou uma homenagem especial a cada uma dessas personagens, na forma de placas comemorativas (Emerson e Elias dividiram um quadro que lhes foi entregue com o brasão do município). Para Altino Júnior (PSD), presidente do Legislativo, a distinção foi mais do que merecida: “Eles têm feito um trabalho na ponta, com o povo, e nós, como casa legislativa, temos que reconhecer esse trabalho”, justificou.