Destaques

Legislativo entrega diplomas de Mérito Esportivo

Em sessão especial, vereadores celebraram personalidades do esporte local. Secretariado municipal também foi homenageado

Alcides Mafra/ Assessoria Câmara PB

10 de dezembro de 2019

“É uma seleção do esporte de Porto Belo”. A descrição sucinta – mas apropriada – usada pelo vereador Jonas Raulino (MDB) na tribuna veio bem a propósito do que foi a sessão de entrega do prêmio Mérito Esportivo Portobelense, concedido pelo Legislativo a personalidades do esporte local e realizada na noite desta segunda-feira (9). Entre os onze escolhidos para a primeira edição da homenagem, instituída pela Câmara em setembro deste ano, estavam jovens e veteranos atletas, antigos gestores e, principalmente, formadores de talentos. No cômputo geral, o que havia era uma amostra do que a cidade produziu de melhor nas últimas décadas em quadras, campos e tatames.

Para Diogo Santos (MDB), autor do projeto de lei que criou a premiação, não poderia haver time de estreia melhor. Representando o grupo daqueles que passaram pela gestão pública do esporte foram agraciados os ex-secretários municipais Osvaldo “Vadão” di Pietro e Sérgio “Ginho” da Silva. Ambos possuem trajetórias que superam essa função – Vadão como professor de Educação Física de gerações e Ginho como jogador de futebol. O primeiro, aliás, disse preferir o cumprimento de seus ex-alunos a qualquer outro tipo de reconhecimento (embora tenha ficado satisfeito com a lembrança, conforme registrou em sua página no Facebook).

A exemplo do eterno “professor Vado”, outros nomes de atletas que se dedicam a ensinar seu ofício às novas gerações foram laureados. Foi o caso dos professores Clóvis Duarte, que há três décadas leciona caratê (uma de suas pupilas mais talentosas, Lalesca Gomes, também foi premiada), Júnior “Ninja” de Lima, que insere o jiu-jitsu em seus projetos sociais, Maicon de Miranda e João Henrique Laurentino, responsáveis pelas escolinhas de futebol da municipalidade.

Como não poderia deixar de ser, havia no grupo muitos colecionadores de títulos, como o halterofilista Daniel da Silva Júnior, o formador de equipes campeãs Tamiji Yoshimura e os craques dos bons tempos do Futebol  do Porto Janilson Paulo (atual presidente da agremiação, representado no ato pelo filho Mateus) e Valdeci “Ci” Santiago, o principal goleador de sua geração.

“Com certeza, o objetivo foi alcançado”, vibrou Diogo Santos. “[Foi] uma seleção de homenageados logo na primeira edição, fazendo jus ao que a lei municipal propõe”. Ainda na tribuna, ele desejou que a premiação possa se repetir: “Temos dezenas de importantes nomes que, com certeza, ainda serão homenageados nas próximas edições da honraria”, prevê.

HOMENAGEM AOS SECRETÁRIOS

A sessão ordinária, com ares de solenidade, contou ainda com a presença dos prefeito e vice Emerson Stein (MDB) e Elias Cabral (PL) e toda a equipe administrativa de ambos, contando secretários, presidentes de fundações municipais e de autarquia (o instituto de previdência da municipalidade), além de técnicos das áreas de comunicação e jurídica.

A razão dessa presença maciça foi que a mesa diretora da Câmara preparou uma homenagem especial a cada uma dessas personagens, na forma de placas comemorativas (Emerson e Elias dividiram um quadro que lhes foi entregue com o brasão do município). Para Altino Júnior (PSD), presidente do Legislativo, a distinção foi mais do que merecida: “Eles têm feito um trabalho na ponta, com o povo, e nós, como casa legislativa, temos que reconhecer esse trabalho”, justificou.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da 33ª sessão ordinária

VER MAIS

RESUMO DA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA

VER MAIS

Procuradoria Especial da Mulher comemora um ano

VER MAIS