Legislativo faz entrega do diploma Aluno Nota 10

Certificação é resultado de lei aprovada pela Câmara e homenageia estudantes de 5º e 9º anos da Rede Municipal

15 de dezembro de 2021

Camilla Lima, de 14 anos, foi pega de surpresa: “Não imaginava que as minhas notas eram tão boas assim”, afirmou, modesta. Leonel Pafumi, de 15, gostou da novidade: “Fiquei feliz porque meus pais ficaram orgulhosos”. Os dois completaram o nono ano da Escola Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos, no bairro Vila Nova, conquistando as melhores médias em suas turmas neste conturbado 2021. Além de festejados na unidade escolar, Camilla e Leonel foram premiados com o diploma Aluno Nota 10, condecoração entregue pela Câmara de Vereadores aos destaques do atual ano letivo nas escolas da rede municipal.

A entrega da certificação ocorreu nesta segunda-feira (13), na sede do Legislativo. Compareceram ao ato o presidente da Câmara, Joel Lucinda (MDB), o vereador progressista Juliano Guerreiro, autor da lei municipal que instituiu o programa Diploma Aluno Nota 10, os colegas de parlamento Diogo Santos, Ednaldo da Silva, Magno Muñoz, Jonas Raulino (MDB), Silvana Stadler (PL) e Willian dos Santos (PP), a secretária de Educação de Porto Belo, Rosane Grauppe, as coordenadoras do ensino fundamental Adriana Schimiguel e Valdirene Dietrich, as gestoras das escolas municipais, professoras, os formandos dos quintos e nonos anos com o melhor aproveitamento em 2021 e seus familiares.

Durante a cerimônia, Rosane lembrou das dificuldades enfrentadas pela Educação nestes dois últimos anos, em que a pandemia obrigou a suspensão das aulas presenciais e a adoção de estratégias de ensino a distância. “A escola teve que se modificar, teve que reaprender, mas nós saímos na frente: em 6 de abril já estava tudo organizado para a gente trabalhar”, informou. Destacando o caráter global dos esforços de ensinar e aprender, a professora enalteceu os profissionais da rede municipal e elogiou a participação dos pais e o empenho dos alunos: “Procurem continuar como vocês foram até aqui, porque é a partir da educação que a gente conquista tudo”, aconselhou.

Juliano, que recuperou a certificação de uma lei de 2014, ajustando-a através de um projeto aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo em março deste ano, parabenizou os homenageados, reconhecendo que sua trajetória nos bancos escolares não o credenciaria a ganhar um diploma de aluno destaque. Mesmo assim, enquanto professor da rede, ele sabe que é importante dar valor a quem se esforçou para conquistar as melhores notas: “Essa ideia de premiá-los é para estimular ainda mais vocês a seguir a sua caminhada”, disse.

Camilla e Leonel entenderam o recado. Ambos seguem para o ensino médio no ano que vem. Ela já pensando lá na frente, em fazer Artes Cênicas na universidade. Ele, com a cabeça no passo seguinte, que é o primeiro ano na Escola de Ensino Básico Tiradentes, no Centro. “Vou focar ainda mais nos estudos”, promete o Aluno Nota 10.