Mobilidade no Centro: mudanças só após obras, afirma Governo

Audiência pública realizada na Câmara recolheu sugestões a serem aplicadas a estudo em curso

29 de fevereiro de 2024

A audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores para discutir a mobilidade urbana no Centro, realizada na noite desta quarta-feira (28), foi consensual em relação a um ponto: alguma coisa precisa ser feita. A temporalidade das medidas é que variou, de um “pra ontem” pedido pelo morador a um “tenhamos paciência” do poder público. Isso porque, embora reconheça o problema, o Governo Municipal ainda está desenvolvendo um estudo das soluções possíveis para agilizar o trânsito do bairro. Ao mesmo tempo, está para iniciar uma obra de revitalização em trecho da avenida Governador Celso Ramos, o que limitará as alternativas no decorrer dos próximos meses. Depois disso, a promessa é que haverá “possibilidades muito boas” até o fim do ano.

A expressão otimista foi do engenheiro de transportes Alexandre Gevaerd, da empresa responsável pelo estudo encomendado pela Prefeitura. Ele explicou que o trabalho está sendo desenvolvido em três etapas. A primeira envolve a contagem de veículos que circulam na cidade, seguida de um diagnóstico a ser apresentado no início de abril, com proposta de inclusão de novas ruas no plano viário da cidade. Por fim, a implementação de alterações, entre as quais um novo sistema de conexão entre o morro de Zimbros e o bairro Vila Nova.

Segundo Gevaerd, existem alternativas que podem ser implementadas, aproveitando a mudança de perfil urbano que a cidade experimenta, em função do crescimento da atividade de construção civil. “A hora é agora”, afirmou. Porém, ele avisou que a implantação de vias de mão única é fundamental. “Se não fizer, a gente não vai conseguir avançar.

A audiência, que foi presidida pelo vereador Magno Muñoz (MDB), presidente do Legislativo, contou com as presenças do subtenente André Werner, representando o comando local da Polícia Militar, do comandante da Guarda Municipal, Jaison Correa, da procuradora do munícipio, Elaine Cruz, representando o Governo Municipal, de Lucio Abreu, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vereadores Diogo Santos e Ednaldo da Silva (MDB), Willian Ismael dos Santos (Progressistas) e Silvana Stadler (PL), além de comerciantes e moradores.

As autoridades coletaram sugestões dos presentes, que, informaram, vão ajudar a subsidiar os estudos em curso. Entre elas, o aumento na fiscalização de trânsito, a extensão da rua Leopoldo José Guerreiro e sua conversão em sentido único, assim como mudança no sentido de algumas vias paralelas. Para Magno Muñoz, é necessário discutir a ideia de um “grande binário” com o município de Bombinhas, com horários definidos para o trânsito de veículos pesados. De acordo com Elaine Cruz, após as obras na avenida e concluídos os estudos, será realizada nova audiência para apresentação dos resultados.