Mulher de Valor 2022: Legislativo entrega honraria em sessão solene

Portobelanas de épocas, origens e trajetórias distintas foram homenageadas pelos vereadores, em evento que marca o Mês da Mulher no município

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

31 de março de 2022

Fechando as “águas de março” — esse mês dedicado a discutir direitos e a prestar homenagens à parcela feminina de nossa sociedade — a Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (30), a entrega de uma de suas mais significativas honrarias: a medalha Mulher de Valor. A solenidade retornou após um ano de recesso, em razão da pandemia, e atraiu um público expressivo: familiares e convidados das homenageadas lotaram o auditório da casa legislativa para festejar a trajetória e o exemplo de portobelanas de diferentes origens, épocas e papéis exercidos no dia a dia da comunidade. Em comum, a admiração que exercem, motivo pelo qual foram indicadas pelos parlamentares.

A lista deste ano incluiu professoras e gestoras da Educação, ativista da causa animal, servente de escola, pastora e, em uma homenagem póstuma, a comerciante Maria Pereira Moraes, falecida em 1999, cuja família que a representou na solenidade preserva em acervo suas memórias. “Pessoas assim que construíram a história de Porto Belo”, afirmou a vereadora Silvana Stadler (PL), responsável pela indicação de Maria Moraes.

A sessão solene também abriu espaço para homenagens “extras”. Caso do vereador Jonas Raulino (MDB), que aproveitou seu tempo na tribuna para se declarar à esposa Suzana Varela, aniversariante da noite, o que lhe garantiu pontos de simpatia (Magno Muñoz, também do MDB, não deixou por menos e mandou coraçõezinhos da tribuna para a esposa, Jaqueline Muñoz). Já Willian Ismael dos Santos (Progressistas), encontrou a sua homenageada no próprio quintal: a dona de casa e catequista Silsa Maria dos Santos, personalidade atuante na comunidade do Araçá e mãe de Willian, foi a Mulher de Valor. “Posso dizer que sou privilegiado”, discursou “Zé do Araçá”.

Para Ailto de Souza (PL), presidente do Legislativo há apenas uma semana (Joel Lucinda, do MDB, que assumiu o comando do Executivo após a dupla vacância do prefeito e vice, compareceu à cerimônia para entregar a medalha à sua indicada, a conselheira tutelar Marlene Waltrick da Costa), a noite foi bem-sucedida. O vereador exaltou a possibilidade de a Câmara poder, novamente, receber bom público e realizar solenidades. Essa, em especial, marcada por simbolismo: “A gente precisa sempre abrir espaço e valorizar o papel da mulher na nossa sociedade”, destacou o parlamentar.

Embora tenha sido o ponto culminante, a sessão solene não encerrou as atividades alusivas ao Mês da Mulher. Nesta quinta-feira (31), a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores promove uma rodada de palestras da Caravana de Inclusão da Mulher na Política, atividade promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Ordem dos Advogados do Brasil, seção Santa Catarina (OAB-SC).

O evento tem início às 17 horas, na Câmara Municipal. A atividade consiste nas seguintes palestras: “Participação da mulher na política”, ministrada pela pedagoga especializada em tecnologias da educação Melissa Figueiredo Silvestre, “Mulher, gestão e partido político”, por Sisi Blind, diretora executiva da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e “Violência política de gênero”, proferida pela advogada e professora Tammy Fortunato. O programa será transmitido pelos canais da Câmara Municipal no YouTube e Facebook.

Relação das homenageadas do Mulher de Valor:

• Ana Lúcia Fermino Jaques (Ednaldo da Silva)
  • Débora Regina Bertemes (Juliano Guerreiro)
  • Elizabete Maria de Melo (Diogo Santos)
  • Eloisa Dias Darós (Magno Muñoz)
  • Jaqueline Sacavem (Jonatha Cabral)
  • Maria Pereira Moraes (Silvana Stadler)
  • Marlene Alice Waltrick da Costa (Joel Lucinda)
  • Nilceléia da Silva Kohl (Jonas Raulino)
  • Sandra Regina Daniel Marreiro (Ailto de Souza)
  • Silsa Maria dos Santos (Willian dos Santos)
  • Valdirene Dietrich (Bento Voltolini)