Destaques

“Não sinto que esteja no momento de parar”

Mulheres que Inspiram: Bancária aposentada e empresária, Vânia Régis pretende seguir a mesma “vibe” de sua mãe

Alcides Mafra/Câmara PB

19 de março de 2024

Quando transferiu-se da agência do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) de Brusque, cidade em que nasceu, para a de Porto Belo, Vânia Clarice Régis não foi recebida somente com mais trabalho e responsabilidades. Quando grávida, foi destratada mais de uma vez, pois seus superiores não admitiam que os enjoos que sofria interferissem na produtividade da bancária. “Um dia, um gerente chegou e falou assim pra mim: ‘Lugar de mulher é molhar no tanque e secar no fogão’”, sorri, diante da lembrança amarga.

Vânia é a quarta entrevistada da temporada 2024 da série Mulheres que Inspiram, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores a partir da Lei 2963/2021, que instituiu o projeto. Durante o mês de março, a cada sessão ordinária da Câmara, é exibido um vídeo enfocando uma personagem feminina moradora do município: sua trajetória pessoal e profissional e percepções acerca do papel da mulher em nossa sociedade.

Assista ao vídeo:

Bancária aposentada, filha de uma investigadora de polícia e de um motorista de funerária, mãe de duas jovens, Vânia assumiu a autoescola e o escritório de despachante da família. Depois de quinze anos, abandonou a autoescola, seguiu com o despachante. Em 2020, abriu uma escola náutica e, na sequência, uma escola de vela. Parar? Aos 57 anos, não pensa nisso, apesar da cobrança das filhas. “Minha mãe parou [de trabalhar] com 60 e poucos. Acho que vou na mesma vibe”, projeta.

A série Mulheres que Inspiram volta a ser exibida na segunda-feira (25), contando sobre a trajetória de Juliana Beppler Voltolini, costureira que enveredou pelo mercado de moda fitness. A sessão tem início às 19 horas e transmissão ao vivo no Facebook e Youtube da Câmara Municipal.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Câmara Mirim faz sua primeira sessão do ano

VER MAIS