“Nunca deixei de ser dona de casa e mãe”

Professora aposentada, Bernadeth Ponciano fala de profissão e família em novo vídeo do projeto Mulheres que Inspiram

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

22 de março de 2022

Quando a escolha entre seguir na profissão ou ter filhos, esse dilema típico do universo feminino, se apresentou a Bernadeth Souza Ponciano, ela decidiu abraçar as duas coisas — embora numa época em que a possibilidade de equilibrar os dois papéis não estivesse ao dispor de muitas. Mesmo assim, a professora, hoje aposentada, 69 anos de idade, fez uma importante concessão: teve apenas uma filha, e a ela se dedicou ao máximo — dedicação recompensada no momento mais difícil, quando Bernadeth perdeu o marido, Evaldo, e Silvinha foi seu “alicerce”, junto com as amigas que hoje a “cimentam” no solo natal: “Digam o que disserem, eu amo Porto Belo”, afirma.

Bernadeth é a entrevistada desta semana do Mulheres que Inspiram, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores a partir da Lei 1.687/2009, que instituiu a Semana Municipal da Mulher. Até o fim do mês, no início de cada sessão ordinária da Câmara, será exibido um vídeo enfocando uma personagem feminina do município: sua trajetória pessoal e profissional e percepções acerca do papel da mulher em nossa sociedade. O vídeo foi apresentado nesta segunda-feira (21), no início da sessão ordinária (assista-o abaixo).