Destaques

O candidato da classe

Segundo episódio da série Perfil: Vereador aborda a trajetória do Professor Juliano, eleito em seu primeiro mandato para ser porta-voz da educação

25 de outubro de 2021

O segundo episódio da série de vídeos Perfil: Vereador apresenta a trajetória até aqui de Juliano Cota Guerreiro, o Professor Juliano, parlamentar em primeiro mandato. Com depoimentos colhidos ao longo do ano pelo departamento de Comunicação da Casa, a série traça um breve perfil dos parlamentares que atuam na presente Legislatura, compilando memórias, projetos e perspectivas para o futuro do município.

Filho de pescador, Juliano nasceu no Guarujá, litoral de São Paulo, mas veio morar em Porto Belo aos quinze anos. Sua graduação em Geografia, porém, se deu em Passo Fundo (RS), onde cursou a faculdade como aluno bolsista. O período na academia também representou um início de militância política, com participação no diretório estudantil da Universidade Federal de Passo Fundo.

Uma vez formado, Juliano retornou ao município, onde começou a lecionar. Faz onze anos que atua na rede municipal de ensino, atualmente como professor do ensino fundamental na Escola Básica Nair Rebelo dos Santos e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Básica Olinda Peixoto.

Há aproximadamente dois anos, o filho de Benedito e Naime começou a projetar um percurso na política, perspectiva que foi amadurecendo na medida em que os professores do município se organizavam como grupo ativo nas decisões do poder municipal. Como já começava a ter destaque nas discussões, seu nome foi apontado como o representante da classe nas eleições de 2020. Assim, o professor de Geografia filiou-se ao Progressistas, disputou seu primeiro pleito e obteve índice para ocupar uma das onze cadeiras do Legislativo em 2021. Também foi indicado para compor a nova mesa diretora da Casa, na função de primeiro-secretário.

A experiência, até aqui, tem sido, em suas palavras, de aprendizado. “Você imaginar como é ser um vereador é uma coisa; você se tornar um vereador e exercer a função é outra”, pondera. “Mas estou me esforçando ao máximo pra fazer um trabalho legal, representar essa mudança, esse olhar mais jovem, essa coisa de se movimentar, de ir atrás e se fazer presente”, conclui.

Confira abaixo o segundo vídeo da série:

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na semana do laço branco, Cavalheiro pede fim do machismo

VER MAIS

Vice-presidente da Câmara viaja a Brasília

VER MAIS

Câmara veste vermelho para conscientizar sobre HIV

VER MAIS