Destaques

O “décimo segundo” vereador

Oitavo episódio da série Perfil: Vereador apresenta a trajetória de Bento Voltolini, o suplente que virou titular

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

06 de dezembro de 2021

O oitavo episódio da série de vídeos Perfil: Vereador apresenta a trajetória de Bento Sebastião Voltolini (PL). Com depoimentos colhidos ao longo do ano pelo departamento de Comunicação da Casa, esta série traça um breve perfil dos parlamentares que atuam na presente Legislatura, compilando memórias, projetos e perspectivas para o futuro do município.

Natural de Vidal Ramos (SC), dono de um sobrenome rodado em política, Bento deixou duas décadas de boleia para estabelecer um bar no bairro Vila Nova, ocasião em que começaram a cochichar-lhe que deveria tentar uma vaga à vereança. “Precisamos de gente séria”, é o que ele ouvia.
Mesmo sem muita noção do jogo, Bento saiu à primeira eleição em 2012 pelo Partido Popular Socialista (PPS) e bateu na trave: empatou em votos com o postulante à última vaga e ficou de fora pelo critério da idade. Foi sua primeira suplência. Como “prêmio de consolação”, assumiu a diretoria de Obras do novo governo. Não era, porém, afinado com a gestão que iniciava.

Ainda filiado ao PPS, que mudou o nome para Cidadania, o ex-caminhoneiro passou à oposição e tentou melhor sorte em 2016, sendo surpreendido com a terceira melhor votação à Câmara Municipal. Em seu primeiro mandato, ocupou a vice-presidência da Casa e também foi segundo-secretário da Mesa Diretora. Compôs com a base governista e acredita que o período coincidiu com um momento positivo para a cidade: “Eu creio que mudou 99%, de 2016 pra cá”.

Em 2020, nova eleição, Bento colocou o nome na praça, desta vez pelo Partido Liberal. Ficou novamente na suplência. Mas com a ida do colega de bancada Altino Júnior para a Secretaria Municipal de Planejamento, ocupou o lugar de costume no plenário e segue ali desde o início dos trabalhos da nova legislatura.

Assista ao vídeo:

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova moções em defesa da corvina

VER MAIS

Programa de combate à violência doméstica é sancionado pelo Executivo

VER MAIS

Câmara institui programa “Adote a Saúde”

VER MAIS