Porto Belo adquire instrumentos musicais

Emenda de deputada federal permitiu FMC comprar instrumentos para futura orquestra municipal

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB

29 de julho de 2020

Crédito: Assessoria PMPB

No início de julho, a Secretaria Municipal de Cultura (FMC) anunciou a aquisição de 102 instrumentos musicais. O lote de bumbos, surdos, saxofones, trompetes, trombones e pistons custou 100 mil reais e foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar destinada ao município pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania).

De acordo com a presidente da fundação, Cristiani de Jesus, o pedido de verba foi protocolado no gabinete da deputada em fevereiro do ano passado, durante viagem de uma comitiva municipal a Brasília com o objetivo justamente de pleitear recursos para o subsídio de projetos e realização de obras. Em novembro, a pasta obteve a confirmação do repasse e iniciou os trâmites para a aquisição dos instrumentos, que já foram entregues e serão utilizados na montagem de uma orquestra municipal.

“Eles [os deputados] têm uma cota para emendas parlamentares, para repassar para os municípios em diversas áreas”, explica Cristiani. “Cem mil reais dessa sua cota, ela optou por repassar para a Cultura de Porto Belo. Ato difícil, pois é raro acontecerem repasses para a área da Cultura, mas a deputada teve essa sensibilidade”, elogiou a presidente.

As tratativas com Carmen Zanotto tiveram a participação do vereador Bento Voltolini (PL), um interlocutor de pleitos de Porto Belo junto ao gabinete da deputada. Ele conta que não é a primeira vez que a parlamentar natural de Lages destina dinheiro de emendas ao município.

Em abril, Carmen encaminhou ofício ao prefeito Emerson Stein (MDB) informando a indicação de quase R$ 85 mil para custeio das ações da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social. Entre abril de 2018 e maio de 2019, destinou R$ 200 mil para a Secretaria Municipal da Saúde.

“Só temos que agradecer a nossa deputada por esse empenho de mandar esses recursos para Porto Belo”, destacou Bento.