Covid-19: Prefeito anuncia novas medidas de restrição

Emerson falou na tribuna da Câmara sobre a situação no município, que registrou dois óbitos no fim de semana: “Precisamos da compreensão de todos”

14 de julho de 2020

Na noite de ontem (13), o prefeito Emerson Stein (MDB) usou a tribuna durante a sessão da Câmara para anunciar novas restrições que o Governo Municipal adotará visando frear a escalada do novo coronavírus na cidade. No final de semana, Porto Belo registrou dois óbitos decorrentes da doença. O número de casos confirmados, segundo boletim divulgado ontem, chegou a 277 (dos quais, 234 estão curados).

Segundo Emerson, as mesmas medidas serão adotadas pelos demais municípios da região. De acordo com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes), a Foz do Rio Itajaí encontra-se em situação gravíssima em relação à pandemia, o que levou o Ministério Público de Santa Catarina a recomendar ao Governo do Estado cobrar dos municípios ações mais efetivas para reverter o atual cenário epidemiológico.

Em reunião nesta mesma segunda, na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), na cidade de Itajaí, da qual participaram Emerson e demais chefes de executivos da região, foi emitida uma recomendação conjunta (leia mais aqui) na qual foram listadas as novas restrições, a serem adotadas a partir de quarta-feira (15).

Com base nesse documento, o Governo Municipal publicou na tarde de hoje decreto proibindo os cultos e missas presenciais. Bares e restaurantes terão o funcionamento reduzido até 20 e 22 horas, respectivamente. Centros comerciais (outlets) poderão abrir das 12 às 20 horas, diariamente. Jogos de futebol também estão suspensos. Medidas tomadas anteriormente, como a proibição de aglomerações em locais públicos, continuam em vigor. As novas regras valem por quatorze dias (leia o decreto aqui).

Emerson também adiantou que o município não seguirá as cidades vizinhas, que têm distribuído medicamentos como a Ivermectina para a população como forma de prevenir a Covid-19. “Porto Belo não vai adotar nenhum protocolo de ataque, quem determina isso é o médico”, frisou.

Durante a mesma sessão, a Câmara aprovou requerimento da vereadora Rosaura Rodrigues (PT) pedindo esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde a respeito da Nota Técnica 02/20, que trata sobre o uso de hidroxicloroquina e Ivermectina para tratamento de infectados com o novo coronavírus na rede pública municipal.