Pró-Rim e Brigada Quadrangular recebem moções

Vereadores fizeram homenagens a instituição filantrópica e a grupo de jovens ligado a igreja

18 de outubro de 2022

A Câmara Municipal abriu a sessão desta segunda-feira (17) com a entrega de moções aprovadas pelos parlamentares em reuniões anteriores. As instituições homenageadas com placas na noite de ontem foram a Fundação Pró-Rim, de Joinville, a unidade de Balneário Camboriú da mesma entidade e o grupo de jovens ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular no município.

A Pró-Rim, organização filantrópica criada no final de 1987 para atender pacientes renais crônicos, recebeu a moção das mãos do vereador Magno Muñoz (MDB), que foi quem apresentou a proposta ao plenário, em sessão realizada no mês de agosto. Ao reconhecer os esforços da fundação, responsável por mais de 100 mil sessões de hemodiálise por ano, a quase totalidade de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), o parlamentar acrescentou uma motivação pessoal: sua mãe, Iracema Muñoz, tratou de insuficiência renal crônica na unidade de Balneário Camboriú desde 2012. Ela faleceu faz três meses, aos 78 anos de idade.

Em vista da perda recente, Magno se emocionou ao falar na tribuna: “É uma homenagem justa àqueles que trabalham diariamente para garantir que os familiares vão estar com a família por mais tempo, e isso é um pouco do reconhecimento que a gente tem com o Pró-Rim, que tem trabalhado cuidando de vidas”, destacou.

O médico nefrologista e fundador da entidade, José Aluísio Vieira, agradeceu o gesto: “É um momento de grande alegria para a Fundação Pró-Rim”, afirmou. Ele falou sobre a evolução do tratamento de hemodiálise (“nós andávamos com um fusquinha, velho até, e agora nós andamos com uma mercedes, com todas as facilidades”), apresentou números (quase 2 mil transplantes realizados) e prometeu: “Vamos cuidar de nossos pacientes cada vez melhor”.

Além de Vieira, representaram a entidade Maycon Machado, diretor jurídico, Silvia Cipriani, enfermeira responsável pela unidade de Balneário Camboriú, Elisangela Massa, médica nefrologista, e Silvana Roters, secretária. Atualmente, 19 pacientes provenientes de Porto Belo são atendidos pela fundação.

Por iniciativa do vereador Darci França (PL), a Câmara também entregou moção ao casal Ricardo e Juliane Lopes, coordenadores da Brigada Quadrangular, que segue princípios do escotismo e reúne cerca de 40 jovens e crianças, que participam de atividades ligadas à formação do caráter e da cidadania. O grupo existe no município desde abril deste ano e, segundo Ricardo, tem desenvolvido uma série de atividades. Ele explica que a ideia não é ensinar os pais a educarem seus filhos: “[A Brigada] só tem como um projeto voluntário de mostrar para as crianças que ainda vale a pena acreditar na família, obedecer os pais, obedecer os líderes, e eu tenho certeza que, ao longo desse processo, muitos deles terão uma formação e uma base para continuar lutando pelo nosso município”, afirmou.

França enalteceu o engajamento dos pais: “Se não fosse vocês, as crianças não estariam nesse grupo”. Ele também lembrou que, em pouco tempo de atividade, o número de participantes dobrou em relação ao que começou: “Hoje são quarenta e poucas crianças, amanhã podem ser muito mais”.