Projeto da Câmara garante reserva para músicos locais

Iniciativa consiste na inclusão de artistas de PB no line-up dos shows realizados no município

ISABELE DE SOUZA SILVA/ASSESSORIA CÂMARA PB

08 de novembro de 2021

É fato reconhecido que o setor artístico foi um dos grandes atingidos pela pandemia do covid-19. Espetáculos, apresentações, exibições e afins foram suspensos logo que as primeiras medidas de enfrentamento ao vírus foram implementadas, em março do ano passado. Mais de um ano e meio depois, a retomada vem ocorrendo de maneira lenta, com eventos de grande público sendo anunciados para daqui a alguns meses.

Em Porto Belo, o impacto também foi sentido, especialmente entre a classe musical — que ficou, literalmente, sem palco para tocar. Antevendo a retomada dos eventos também no município, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei visando dar apoio a esse segmento da arte local.

Intitulado “Músicos Portobelenses” e tendo como autor o vereador Diogo Santos (MDB), o PL 48/2021 objetiva garantir uma reserva para cantores ou grupos da cidade em espetáculos que reúnam atrações regionais, nacionais ou internacionais dentro do município. Especificamente, o projeto, que foi sancionado pelo Executivo dia 20 de outubro (Lei Municipal 3.057/2020), determina que haja artistas locais abrindo ou encerrando esses shows.

Para o autor do projeto, além de valorizar a cultura local, a norma oportuniza empregos e renda aos setores artístico e cultural do município: “Eles precisam desse suporte, desse apoio nas festividades do município”, ressalta Diogo Santos.

Não apenas eventos realizados com recursos públicos terão abertura e encerramento por conta dos músicos locais, como aqueles promovidos pela iniciativa privada com apoio da municipalidade. O vereador Juliano Cota Guerreiro (Progressistas), durante o trâmite da matéria no Legislativo, apoiou a iniciativa: “Quando você valoriza o músico local, enaltece também nossa cultura e nossos talentos”, destacou.