Projeto da Câmara prioriza atendimento a pessoas com fibromialgia

Doença crônica atinge 3% dos brasileiros. Maioria de pacientes são mulheres

ISABELE DE SOUZA SILVA/ASSESSORIA CÂMARA PB

21 de fevereiro de 2022

O dia 12 de maio é considerado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, doença crônica que afeta a musculatura, causando dor, fadiga e sintomas como alterações de memória, déficit de atenção, ansiedade e depressão. A pessoa com fibromialgia é considerada deficiente e o principal grupo afetado está na faixa entre 30 a 55 anos. Estima-se que 3% da população brasileira (aproximadamente 6,3 milhões) sofra com o problema.

Na última segunda-feira (14), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Diogo Santos (MDB) que institui a política municipal de proteção e atendimento aos direitos da pessoa com fibromialgia. Na tribuna, Diogo explicou que cada vez mais pessoas buscam por apoio e uma atenção especial nesse segmento.

Para o emedebista, o principal objetivo do projeto é disponibilizar atendimento multidisciplinar, estimular a inserção da pessoa com fibromialgia no mercado de trabalho e garantir direito a fila preferencial, como também nas vagas de estacionamento. Diogo afirma que trabalhará em prol da lei para que os portadores dessa doença crônica recebam a devida atenção.