“Qual o problema dos meninos gostarem de super-heroínas?”, pergunta delegada homenageada na série Mulheres Que Inspiram

Com dezesseis anos de carreira, Luana Backes atualmente comanda a Polícia Civil de Porto Belo

BÁRBARA BENETTI/ASSESSORIA CÂMARA PB

09 de março de 2021

Nesta segunda-feira (08), na terceira sessão ordinária de março, que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, a homenageada da vez na série Mulheres Que Inspiram foi a delegada de Polícia Civil Luana Backes. Há cinco anos no comando da delegacia do município, Luana conta no vídeo sobre a vida profissional: porque escolheu o direito como faculdade, como foi ser uma figura de autoridade no meio de tantos homens e como é balancear a carreira com o papel de mãe, esposa e mulher.

Durante a conversa, a delegada destaca a importância da educação na construção de uma sociedade mais igualitária. Ela, inclusive, instiga o filho a fazer as atividades de casa, a não esconder as emoções e, principalmente, a admirar as mulheres. Faz isso incentivando-o a não apenas celebrar os heróis dos desenhos infantis, mas as heroínas, como a Elsa do filme “Frozen”, de quem o menino é fã, ou Moana, princesa das Ilhas da Polinésia que é personagem na produção de mesmo nome.

Luana falou ainda sobre o impacto negativo que a criação em um ambiente de violência doméstica resulta: “A menina que cresce vendo o pai bater na mãe, o pai xingar a mãe ou até os pais em vias de fato, brigando…. ela vai reproduzir, vai ser vítima”, aponta. Como solução, acredita que diversos fatores devem ser observados e trabalhados através de um controle do Estado.

O projeto Mulheres Que Inspiram é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, inspirada na Lei Municipal 1687/2009, que institui a Semana Municipal da Mulher. A lei determina que, em comemoração ao dia 8 de março sejam realizadas ações como eventos, homenagens e campanhas publicitárias institucionais voltadas à saúde, proteção e promoção social das mulheres. Como, em razão da pandemia do Covid-19, não há a possibilidade de promover nada que configure aglomeração, a Procuradoria decidiu realizar uma série de vídeos com o intuito de homenagear figuras femininas empoderadas e inspirar outras mulheres a serem livres, exercerem sua independência e perceberem o seu valor.

Ao todo seis mulheres, uma em cada sessão ordinária deste mês, serão apresentadas e falarão sobre suas vidas, carreiras e sobre o papel que exercem como mulheres — além, claro, de contar como lidam com as adversidades impostas pelo contexto machista em que vivemos.

Na próxima segunda-feira (15), a partir das 19h, será a vez da advogada Gilmara Monteiro Baltazar. Você pode conferir a transmissão ao vivo da reunião parlamentar no nosso Facebook (/camaradeportobelo) e Youtube (Câmara de Vereadores de Porto Belo).

Assista ao vídeo de Luana abaixo e confira os demais episódios da série neste link.