Destaques

“Qual o problema dos meninos gostarem de super-heroínas?”, pergunta delegada homenageada na série Mulheres Que Inspiram

Com dezesseis anos de carreira, Luana Backes atualmente comanda a Polícia Civil de Porto Belo

BÁRBARA BENETTI/ASSESSORIA CÂMARA PB

09 de março de 2021

Nesta segunda-feira (08), na terceira sessão ordinária de março, que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, a homenageada da vez na série Mulheres Que Inspiram foi a delegada de Polícia Civil Luana Backes. Há cinco anos no comando da delegacia do município, Luana conta no vídeo sobre a vida profissional: porque escolheu o direito como faculdade, como foi ser uma figura de autoridade no meio de tantos homens e como é balancear a carreira com o papel de mãe, esposa e mulher.

Durante a conversa, a delegada destaca a importância da educação na construção de uma sociedade mais igualitária. Ela, inclusive, instiga o filho a fazer as atividades de casa, a não esconder as emoções e, principalmente, a admirar as mulheres. Faz isso incentivando-o a não apenas celebrar os heróis dos desenhos infantis, mas as heroínas, como a Elsa do filme “Frozen”, de quem o menino é fã, ou Moana, princesa das Ilhas da Polinésia que é personagem na produção de mesmo nome.

Luana falou ainda sobre o impacto negativo que a criação em um ambiente de violência doméstica resulta: “A menina que cresce vendo o pai bater na mãe, o pai xingar a mãe ou até os pais em vias de fato, brigando…. ela vai reproduzir, vai ser vítima”, aponta. Como solução, acredita que diversos fatores devem ser observados e trabalhados através de um controle do Estado. 

O projeto Mulheres Que Inspiram é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, inspirada na Lei Municipal 1687/2009, que institui a Semana Municipal da Mulher. A lei determina que, em comemoração ao dia 8 de março sejam realizadas ações como eventos, homenagens e campanhas publicitárias institucionais voltadas à saúde, proteção e promoção social das mulheres. Como, em razão da pandemia do Covid-19, não há a possibilidade de promover nada que configure aglomeração, a Procuradoria decidiu realizar uma série de vídeos com o intuito de homenagear figuras femininas empoderadas e inspirar outras mulheres a serem livres, exercerem sua independência e perceberem o seu valor.

Ao todo seis mulheres, uma em cada sessão ordinária deste mês, serão apresentadas e falarão sobre suas vidas, carreiras e sobre o papel que exercem como mulheres — além, claro, de contar como lidam com as adversidades impostas pelo contexto machista em que vivemos.

Na próxima segunda-feira (15), a partir das 19h, será a vez da advogada Gilmara Monteiro Baltazar. Você pode conferir a transmissão ao vivo da reunião parlamentar no nosso Facebook (/camaradeportobelo) e Youtube (Câmara de Vereadores de Porto Belo).

Assista ao vídeo de Luana abaixo e confira os demais episódios da série neste link.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto de lei para instituir programa “Amigo do Coração”

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Resumo da Sessão

VER MAIS