Reaproveitamento de pedras de calçamento do Centro

23 de maio de 2019

No início de maio, a prefeitura de Porto Belo iniciou a revitalização das ruas Manoel Felipe da Silva Neto e José Manoel Serpa, no centro da cidade. A obra consiste, entre outras coisas, na substituição dos paralelepípedos que calçam as ruas por piso intertravado – o conhecido paver.

O destino que terão as pedras substituídas interessa ao Legislativo, que aprovou um requerimento do vereador Diogo Santos (MDB) referente ao tema na sessão de segunda-feira (20). No documento, o parlamentar pede ao Executivo informações a respeito de outro requerimento, também de autoria do emedebista e encaminhado ao Executivo em 2018, solicitando que lajotas ou paralelepípedos retirados das ruas do Centro fossem reutilizados em ações de pavimentação de ruas e servidões do bairro Enseada Encantada.

“A princípio, tivemos uma conversa [com o Executivo] e foi comentado que essas pedras, por estarem muito lisas, não seriam adequadas para uso no início da rua Lúcio Bazílio, pelo declive ser muito acentuado. Mesmo assim, elas deverão ser usadas na pavimentação daquela comunidade. De qualquer forma, a gente espera esse posicionamento”, afirmou Diogo, que junto com o companheiro de bancada Célio Ramos submeteu ao plenário mais um requerimento relacionado ao sistema viário: os vereadores pediram informações sobre o cronograma de pavimentações do município neste ano, relativo ao que já foi feito e ao que se pretende ainda fazer, seja com recursos próprios, seja com base no programa Pavimentação Comunitária, cujos gastos são pagos em parte pelos moradores.

GINÁSTICA NA PRAIA

Diogo ainda solicitou resposta do prefeito Emerson Stein (MDB) sobre seu requerimento 142, também de 2018, no qual pediu que se verificasse a viabilidade da instalação de estações de ginástica e alongamento em aço inox em pontos das praias do Perequê, Araçá e centro de Porto Belo. “O canto da praia central, onde foi feita a revitalização e foram colocados os bancos e a academia popular, é um local onde poderia ser instalado esse equipamento”, sugere o vereador.