Semana Farroupilha entra no calendário do município

Proposta aprovada pelo Legislativo estimula as atividades dos CTG existentes no município

19 de abril de 2023

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 21/2023, de autoria dos vereadores Egídio Soares (MDB) e Silvana Stadler (PL), que institui a Semana Farroupilha no município de Porto Belo. A proposta entrou em segunda votação na 10ª sessão ordinária, do dia 3 de abril, e recebeu sanção do prefeito Joel Lucinda (MDB) nesta segunda (17), passando a vigorar como Lei Municipal 3.274.

De acordo com a lei, a Semana Farroupilha em território portobelense deverá ocorrer anualmente entre os dias 13 e 20 de setembro e contar com a participação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) do município e demais entidades vinculadas ao tradicionalismo gaúcho.

O período alude ao 20 de setembro, quando é comemorado o Dia do Gaúcho, data usada pelos adeptos do nativismo gauchesco para celebrar suas tradições, cultura e acontecimentos relacionados à Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, insurreição separatista que durou cerca de dez anos e influenciou outros movimentos de contestação ao império brasileiro no século 19.

Segundo o texto aprovado pela Câmara, a organização da Semana Farroupilha envolverá as fundações municipais de Cultura e Esporte e consistirá de atividades culturais com foco no incentivo ao tradicionalismo, nativismo e ações cívicas em geral, alusivas à cultura tradicionalista rio-grandense, divulgação do folclore gaúcho e apresentações artísticas.

Silvana Stadler diz que está entusiasmada com a ideia. Para a vereadora, o projeto contempla uma parcela significativa de moradores, nativos ou nascidos no Rio Grande do Sul, que cultivam a tradição farroupilha e estimula a atividade dos CTG existente no município: “[O projeto] vai fomentar várias áreas, desde o comércio até a cultura”, defende.