“Telefone só tinha quem podia muito”

Cabeleireira Lú Snaider é a entrevistada desta semana do projeto Mulheres que Inspiram

15 de março de 2022

Luiza Snaider do Amaral, de 46 anos, não guardou nenhuma fotografia da época em que, motoqueira, rodava até Porto Belo com uma das irmãs na garupa para tocar seu negócio de cabeleireira, que apenas começava. Aquelas fotos, ela destruiu. “Não queria que os filhos vissem”, explicou — provavelmente, porque temia que herdassem seu gosto por motocicletas e a deixassem com o coração aflito.

Nascida em Itapema, Lú Snaider, que é como ela prefere ser chamada, começou seu projeto de vida na cidade aos dezenove anos. Atualmente, é uma profissional estabelecida no centro de Porto Belo, dona do concorrido salão que leva seu nome.

É também a entrevistada desta semana do Mulheres que Inspiram, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores a partir da Lei 1.687/2009, que instituiu a Semana Municipal da Mulher. Até o fim do mês, no início de cada sessão ordinária da Câmara, será exibido um vídeo enfocando uma personagem feminina do município: sua trajetória pessoal e profissional e percepções acerca do papel da mulher em nossa sociedade. O vídeo de Lú foi apresentado nesta segunda-feira (14), no início da sessão ordinária.

Lú conta que o início da carreira foi marcado por dificuldades: “Naquela época, telefone só tinha quem podia muito”. Mas ela adotou uma estratégia bem-sucedida para puxar clientes para o salão: entregava cortes grátis na saída da Escola Tiradentes (“mas embaixo tinha que ter a assinatura do pai e da mãe”). E, assim, de um corte aqui e outro ali foi conquistando seu espaço (assista ao vídeo abaixo).

Na próxima segunda-feira (21), a entrevistada será a professora aposentada Bernadeth Souza Ponciano. A sessão poderá ser acompanhada ao vivo, a partir das 19 horas, no Facebook e no YouTube da Câmara Municipal.