“Uma mulher forte é referência para todas”

Gabriela Cota é a segunda entrevistada da temporada 2024 da série Mulheres que Inspiram

Alcides Mafra/Câmara PB

07 de março de 2024

Aos oito anos de idade, Gabriela Cota Pereira estava preparando um lanche antes de ir para a escola quando caiu diante do fogão, convulsionando. Chovia e sua mãe, em desespero, saiu com a menina para a rua em busca de socorro. Foi assim que a família descobriu que Gabriela sofria de epilepsia. E viveu com a condição, tendo crises recorrentes, até os doze anos, quando se viu curada. “Foi um período muito difícil”, lembra.

Gabriela é a segunda entrevistada da temporada 2024 da série Mulheres que Inspiram, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores a partir da Lei 2963/2021, que instituiu o projeto. Durante este mês de março, a cada sessão ordinária da Câmara será exibido um vídeo enfocando uma personagem feminina moradora do município: sua trajetória pessoal e profissional e percepções acerca do papel da mulher em nossa sociedade.

Corretora de imóveis há quatro anos, Gabriela vive o auge da profissão, com o “boom” da construção civil na região. Para ela, o fato de ser natural de Porto Belo confere uma vantagem competitiva, além da satisfação de fazer negócios no próprio “quintal”. Por outro lado, atuar em um espaço predominantemente masculino impõe desafios. “Eu precisei aprender a me posicionar”. Evangélica, aprendeu com as vicissitudes a valorizar a própria tenacidade, além de entender como cada história de superação ecoa no universo feminino: “Uma mulher forte na sociedade, quando ela entende quem ela é de verdade, ela é referência para outras”, afirma

Acompanhe, abaixo, o vídeo:

A série Mulheres que Inspiram volta a ser exibida na segunda-feira (11), contando sobre a trajetória de Adriana Rosa, promotora de eventos natural de São Paulo que está na cidade há dezesseis anos. A sessão tem início às 19 horas e transmissão ao vivo no Facebook e Youtube da Câmara Municipal.