Vereador alerta sobre situação da ponte do Rio Perequê

05 de abril de 2019

O vereador Francisco Scottini (PP) pediu à mesa diretora da Câmara que envie ofício ao prefeito Emerson Stein pedindo informações sobre a situação da ponte do Rio Perequê, na divisa entre Porto Belo e o bairro itapemense da Meia Praia.

Segundo “Kiko”, um laudo feito há doze anos indicou que a estrutura da ponte está comprometida. De lá para cá, afirma o parlamentar, nada foi feito. Ele ainda salientou que a situação tende a se agravar em virtude do aumento do tráfego de veículos pesados sobre aquele acesso, ocasionado pelo crescimento da construção civil no bairro Perequê.

“Temos que ter cuidado, para que depois não aconteça alguma coisa e alguém pague com a vida, o que é triste”, alertou o vereador do PP.

A manutenção da ponte do Rio Perequê é de responsabilidade dos municípios de Porto Belo e Itapema, conforme estabelecido por decreto do governo estadual datado de quase vinte anos. Desse modo, as obras de manutenção do equipamento precisam ser feitas em conjunto, por meio de um convênio entre as duas prefeituras. Em 2010, o executivo de Itapema chegou a realizar um laudo, mas nenhuma medida adicional foi tomada.

Kiko explicou na tribuna que relatou o problema ao deputado estadual Milton Hobus (PSD), o mesmo que auxiliou no repasse de R$ 220 mil da Defesa Civil de Santa Catarina para as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio da Vina, no centro de Porto Belo, que havia sido interditada em 2016. Hobus solicitou um laudo e se comprometeu a ajudar.

O vereador, entretanto, disse ter levado a informação à Defesa Civil no município e foi informado de que as providências já estavam sendo tomadas. “Só que eu quero respostas: que tipo, onde está e qual o andamento”, finalizou Scottini.