Vereador encaminha moção parabenizando o Ruth Cardoso

18 de julho de 2019

A situação do Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, não é das mais fáceis. Com estrutura (e orçamento) de hospital municipal, ele é, na prática, responsável pelo atendimento dos pacientes do SUS de toda a região – o que dá mais de 200 mil habitantes. Mês passado, sua direção se viu obrigada a fechar o setor de emergências, devido à superlotação. Em 2018, mantê-lo funcionando custou R$ 60 milhões, mas a arrecadação foi de pouco mais da metade desse valor (R$ 36 milhões). Apesar de tudo, o corpo clínico e demais servidores da casa têm conseguido dar um tratamento digno a seus pacientes.

Essa é a conclusão do vereador Joel Orlando Lucinda (PTB), que no último mês acompanhou a rotina do local na condição de usuário: seu pai, seu Orlando, contraiu pneumonia e precisou de tratamento médico. Ficou internado durante onze dias e se recuperou graças aos cuidados dispensados pela equipe médica. Em reconhecimento, Joel solicitou ao plenário da Câmara de Vereadores que aprovasse a entrega de uma moção de agradecimento e parabenização endereçada a todos os funcionários do hospital.

“As pessoas geralmente reclamam, mas não entendem que o espaço é pequeno e a população que o hospital atende aumentou muito”, Joel argumenta. Segundo ele, o pessoal do Ruth “é 100%”. Em resposta, a diretora geral de gestão hospitalar Kaita Helen Testoni encaminhou à secretaria da Câmara um ofício agradecendo a moção: “É gratificante ter reconhecidos os esforços diários daqueles que lutam incessantemente pela saúde e bem-estar dos pacientes”, escreveu.

(texto: Assessoria Câmara PB/foto: Pixabay)