Vereadora propõe ações de mobilidade urbana elétrica

Silvana Nunes apresentou requerimento solicitando investimento em políticas públicas para o setor

24 de novembro de 2022

A vereadora Silvana Nunes (PL) submeteu ao plenário da Câmara, durante a sessão desta segunda-feira (21), requerimento solicitando ao Governo Municipal a implementação de políticas públicas de promoção da mobilidade urbana elétrica. O documento, aprovado pela Casa, tem como referência o projeto Se Liga Catarina e o canal no Youtube O Pai tá OHM, iniciativa que advoga pelo uso de meios de locomoção sustentáveis. Nome à frente do projeto, o funcionário público federal e ambientalista natural de Brusque, Rubens Menezes Rau, esteve na sede do Legislativo no mês de outubro para apresentar a proposta à vereadora.

Rubens, que reside atualmente em Balneário Camboriú, iniciou em setembro uma série de viagens pelas 295 cidades de Santa Catarina a bordo de uma motocicleta elétrica com o objetivo de divulgar a iniciativa. O veículo lhe foi cedido por uma fabricante de Campinas (SC). Com ele, o ativista verifica como as cidades lidam com o tema, conversa com agentes públicos e propõe melhorias.

Entre a ações que sugere, estão a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em parques e prédios públicos em geral, programas de incentivo fiscal para comerciantes adotarem pontos de recarga em seus estabelecimentos, renovação das frotas municipais com veículos 100% elétricos, isenção de taxa de estacionamento, além de campanhas de conscientização para o uso adequado desse tipo de transporte.

Ele afirma que algumas medidas são simples e baratas, como disponibilizar uma tomada em uma área pública. Rubens também observa um aumento no uso de veículos elétricos, especialmente bicicletas com pedal assistido e scooters. Tanto que existe a preocupação em regulamentar o uso desses modais para reforçar a segurança no trânsito. Por outro lado, a adoção de meios de locomoção elétricos oferece benefícios ao meio ambiente, ao evitar a queima de combustíveis fósseis que está entre os principais desafios à manutenção do planeta.

Na justificativa do seu requerimento, Silvana sublinhou o caráter sustentável das medidas. “Pensando na redução da emissão de gases poluentes e na utilização de fontes de energia renováveis, o projeto vem ao encontro das necessidades urgentes de criação e estruturação de serviços que respeitem a proteção de nossas áreas”, anotou.