Vereadores completam 100 dias de legislatura

Durante sessão ordinária, parlamentares fizeram um balanço desse começo de ano da Casa Legislativa

BÁRBARA BENETTI/ASSESSORIA CÂMARA PB

14 de abril de 2021

“Quatorze semanas de trabalho, em que exercemos, acredito, a função dos vereadores. Função essa que é legislar, fiscalizar, buscar recursos, apoiar as ações do Executivo municipal…”. Essa é uma das frases proferidas pelo vereador Magno Muñoz durante sua fala na tribuna durante a 12ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (12). O parlamentar discorreu sobre os primeiros 100 dias da legislatura de 2021 – e os primeiros de sua carreira como edil. Assim como ele, seu colega, vereador de primeira viagem Juliano Cota Guerreiro (Progressistas) comentou sobre essa experiência e as ações tomadas até agora em seu mandato na Câmara de Porto Belo.

Ambos os parlamentares, neste início de trabalhos, efetuaram visitas a outras câmaras da região e secretarias do munícipio. No dia 6 deste mês, Juliano e Magno percorreram o bairro Araçá para conhecer a Unidade Básica de Saúde e as escolas do local. Tudo com o intuito de se apresentarem aos funcionários e entenderem o funcionamento desses lugares, assim como o de compreender as demandas. Segundo Magno, nesses primeiros dias como vereador, foram 60 visitas a locais diferentes que, além de terem como objetivo a interação com os setores do município, serviram para que fosse feita a fiscalização de obras e afins.

O vereador emedebista citou também a viagem que fez a Brasília ao lado de Juliano e do presidente da Casa, Joel Lucinda (MDB), em fevereiro. Magno afirma que, devido à pandemia, o orçamento da União deste ano ainda está em processo de aprovação, mas, mesmo assim, a comitiva portobelense conseguiu êxito em algumas confirmações de futuros repasses de verbas.

Já Juliano mencionou o acompanhamento que está fazendo nas unidades escolares durante o retorno às aulas, ainda no meio da grave situação sanitária que o país vive, e falou sobre as proposições feitas por ele através da Câmara. Conforme o edil, foram 14 indicações, 29 ofícios, dois projetos de lei e um requerimento assinados por ele. Os PLs, por exemplo, instituíram o Diploma Aluno Nota 10 e o cadastro municipal para protetores e cuidadores de animais (este último com autoria também do vereador emedebista Diogo Santos).

Para o progressista, as redes sociais têm sido de grande ajuda para estreitar a comunicação com os cidadãos e realizar, nas palavras dele, “o meio de campo” entre a população e a administração municipal. “Toda vez que a pessoa me chama eu procuro dar uma resposta: ir às ruas, nos bairros e ver a demanda, o que o morador está precisando, e encaminhar esse pedido para o Executivo”, ressalta.

Magno, apesar de, na tribuna, brincar com a expressão popular segundo a qual “vassoura nova varre bem”, diz que pretende continuar nesse ritmo de trabalho no futuro, por acreditar que a função tem a prerrogativa de um exercício contínuo nessa orientação. “Estamos plantando agora para colher logo adiante”, pontua.

Confira também um áudio do presidente da Mesa Diretora, vereador Joel Lucinda, em que faz um resumo dos 100 primeiros dias da Câmara e antecipa qual pauta conjunta será abordada a partir de agora pelos parlamentares: