Vereadores e prefeito discutem abastecimento de água

Reunião tratou de fiscalização e da situação do reservatório para a temporada de verão

30 de novembro de 2022

Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente da Câmara, Jonas Raulino (MDB), juntamente com os parlamentares Magno Muñoz, Célio Ramos, Gilberto João Pedro (MDB), Juliano Cota Guerreiro, Willian dos Santos (Progressistas) e Darci França (PL), compareceram ao gabinete do prefeito Joel Orlando Lucinda (MDB), para conversar sobre a situação do abastecimento de água no município.

Também participaram da reunião o secretário executivo da prefeitura, Hermandes da Costa, o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap), Fredolino Bento, a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Rosane Posanske, a consultora especial de Governo e Planejamento Estratégico, Elaine da Cruz, e a supervisora operacional da concessionária Porto Belo Abastecimento, Bruna Bassani.

Dentre os assuntos pautados, destacou-se a questão da fiscalização do reservatório que fornece água para o município, que tem registrado presença de invasores. Ficou decidido que o perímetro da lagoa será cercado com telas de proteção e monitorado por câmeras a fim de obstruir o acesso de pessoas não autorizadas.

Outro ponto discutido foi a normativa de desligamento de corte final, procedimento que o cidadão solicita e, após pagar uma taxa, tem o corte efetivado — diferente da suspensão temporária, em que o proprietário pode aderir por um período de até três meses.

Para ficarem livres da taxa, proprietários de casas de veraneio têm solicitado o corte final durante boa parte do ano, solicitando a religação nos meses de dezembro até fevereiro. A questão é que os equipamentos parados geram prejuízo para o município, pois há disponibilidade de água na tubulação da residência.

Ao ser questionada sobre a situação da água para a temporada de verão, Bruna disse que, com as fortes chuvas dos últimos dias, o reservatório está com nível normal: “Estamos com uma situação boa quanto a isso. Se não faltar água na lagoa, não falta no município”, explicou.