Destaques

Vereadores e prefeito discutem abastecimento de água

Reunião tratou de fiscalização e da situação do reservatório para a temporada de verão

30 de novembro de 2022

Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente da Câmara, Jonas Raulino (MDB), juntamente com os parlamentares Magno Muñoz, Célio Ramos, Gilberto João Pedro (MDB), Juliano Cota Guerreiro, Willian dos Santos (Progressistas) e Darci França (PL), compareceram ao gabinete do prefeito Joel Orlando Lucinda (MDB), para conversar sobre a situação do abastecimento de água no município.

Também participaram da reunião o secretário executivo da prefeitura, Hermandes da Costa, o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap), Fredolino Bento, a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Rosane Posanske, a consultora especial de Governo e Planejamento Estratégico, Elaine da Cruz, e a supervisora operacional da concessionária Porto Belo Abastecimento, Bruna Bassani.

Dentre os assuntos pautados, destacou-se a questão da fiscalização do reservatório que fornece água para o município, que tem registrado presença de invasores. Ficou decidido que o perímetro da lagoa será cercado com telas de proteção e monitorado por câmeras a fim de obstruir o acesso de pessoas não autorizadas.

Outro ponto discutido foi a normativa de desligamento de corte final, procedimento que o cidadão solicita e, após pagar uma taxa, tem o corte efetivado — diferente da suspensão temporária, em que o proprietário pode aderir por um período de até três meses.

Para ficarem livres da taxa, proprietários de casas de veraneio têm solicitado o corte final durante boa parte do ano, solicitando a religação nos meses de dezembro até fevereiro. A questão é que os equipamentos parados geram prejuízo para o município, pois há disponibilidade de água na tubulação da residência.

Ao ser questionada sobre a situação da água para a temporada de verão, Bruna disse que, com as fortes chuvas dos últimos dias, o reservatório está com nível normal: “Estamos com uma situação boa quanto a isso. Se não faltar água na lagoa, não falta no município”, explicou.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Legislativo define nova composição das comissões

VER MAIS

Câmara elege nova mesa diretora

VER MAIS

Dezembro Verde ganha destaque em ações da Câmara

VER MAIS