Destaques

Vereadores mirins fazem última sessão da legislatura

Reunião de encerramento teve projetos aprovados e homenagens a professores e gestores escolares

15 de dezembro de 2023

Um período curto, mas de grande aprendizado. Essa foi a tônica da sessão de despedida da segunda legislatura do programa Vereador e Vereadora Mirim da Câmara Municipal. Os jovens parlamentares realizaram na tarde desta quinta-feira (14) sua última reunião ordinária, a qual foi marcada por reflexões acerca dos quase seis meses em que estiveram em contato com o Legislativo municipal e por homenagens a professores.

A homenagem em questão foi alusiva ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, porém formalizada somente nesta semana. Os mirins selecionaram seus indicados por critérios afetivos e registraram a preferência por meio de moções. Gestores das escolas envolvidas no programa também foram agraciados com moções, estas aprovadas pelos vereadores “sêniores”, como reconhecimento pelo apoio da rede escolar à execução do projeto.

“Eu só fico extremamente feliz por estar aqui representando os jovens da minha idade como presidente da Câmara. Estou muito feliz por ter conseguido ter a chance de participar desse projeto, que é um projeto incrível”, afirmou Marcos Júnior, o presidente da Câmara Mirim. Sua contraparte entre os adultos, Professor Juliano (Progressistas) enalteceu a iniciativa, vista por ele como uma forma positiva de integrar os jovens na política, cuja participação, o presidente do Legislativo entende, será importante para pensar o futuro do município. “Vocês foram um sucesso e um orgulho para mim e, tenho certeza, os demais vereadores”, concluiu. Ele lembrou ainda que alguns dos atuais membros da legislatura podem se candidatar à eleição mirim do ano que vem.

A última sessão mirim de 2023 também tratou de “limpar a pauta”, com aprovação de indicações feitas pelos jovens e dos projetos de lei mirim elaborados no decorrer da legislatura. Entre as matérias votadas, duas trataram de esportes (criação de jogos escolares no município e reconhecimento dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva), uma pedia a distribuição de absorventes íntimos em equipamentos públicos e o último dispunha sobre a prática da pesca sustentável. A critério dos vereadores, algumas dessas proposições poderão dar origem a projetos de lei da Câmara “adulta”.

Ainda não há definição sobre quando iniciará a próxima legislatura mirim. O Legislativo estuda a possibilidade de alongar o período de atuação dos vereadores mirins. Com isso, é possível que o processo eleitoral tenha início ainda no primeiro semestre de 2024.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão

VER MAIS

Legislativo institui o “Dia da Mulher na Política”

VER MAIS

Vereadores e vereadoras mirins de PB participam de conferência regional em Itajaí

VER MAIS