Vereadores ouvem os moradores do Valongo

Parlamentares estiveram no bairro na noite de terça e receberam pedidos de melhorias

03 de maio de 2023

Afastado cerca de 20 quilômetros do centro administrativo do município, o Sertão do Valongo ressente-se de um histórico isolamento em relação às ações e decisões do poder público local. Uma das 21 comunidades remanescentes de quilombo reconhecidas em Santa Catarina (sua certificação data de 2004), o bairro vem procurando vencer o vácuo de representatividade com o uso da tecnologia. Através de reiteradas mensagens de whatsapp cobrando melhorias para o bairro, os moradores conseguiram sensibilizar os vereadores que, na noite de ontem (2), foram até eles ouvir suas reivindicações.

A articulação no Legislativo partiu da bancada do MDB. Os vereadores Diogo Santos, Egídio Soares e Jonas Raulino encaminharam ao plenário da Câmara, no dia 10 de abril, um requerimento solicitando à presidência da Casa a realização da reunião pública. Segundo Diogo, a ideia era fazer algo diferente de uma sessão itinerante do Legislativo, que no ano passado percorreu alguns bairros, inclusive o vizinho Sertão de Santa Luzia: “A gente estava mais como ouvinte do que como vereadores em uma sessão, falando para as pessoas ouvirem”, destacou o parlamentar.

E, de fato, os representantes do Legislativo ouviram. E muito. A partir da mobilização dos populares, cerca de 40 pessoas compareceram à antiga escola isolada do bairro, hoje desativada, e expuseram suas necessidades e desejos de melhorias. A primeira delas, reveladora da precariedade da infraestrutura local: “Por que todos os bairros têm uma pracinha, menos o Valongo?”, questionou uma moradora. A isso seguiram-se demandas relacionadas ao atendimento de saúde, à conservação das estradas, manutenção do campinho de futebol, inexistência de oficinas culturais e esportivas e transporte público.

Em resposta, os vereadores presentes (além dos três autores do requerimento, participaram o presidente da Câmara, vereador Juliano Guerreiro, do Progressistas, e o também emedebista Magno Muñoz) asseguraram que os pedidos serão encaminhados em plenário através de requerimentos e indicações para aprovação já na sessão desta quinta-feira (4). Além disso, comprometeram-se a levar as demandas diretamente aos secretários municipais de Saúde, Jainara Nordio, e Obras, Fernando Raulino, bem como aos presidentes da Fundação Municipal de Esportes (FME), Ednaldo da Silva, e da Cultura, Cristiani de Jesus.

“A gente viu que o município está com muitas deficiências no atendimento àquele bairro”, ponderou Magno, que destacou os problemas de infraestrutura, como limpeza de cachoeiras e prevenção de alagamentos. Ele acredita ser necessário dar encaminhamento urgente a essas questões.

Juliano Guerreiro concorda. O presidente da Câmara considerou a conversa positiva, reconheceu a importância da mobilização dos moradores e garantiu empenho do Legislativo: “Era o mínimo que a gente tinha a fazer, ir lá e dar uma satisfação para a comunidade. A gente sabe que não vai conseguir resolver de uma vez todos os pontos levantados, mas cada item que a gente conseguir resolver vai ser uma conquista para a comunidade”, afirmou.

Os moradores pediram ainda um segundo encontro, desta vez com a participação do prefeito Joel Lucinda (MDB), para daqui a uns 30 dias. Os vereadores farão o convite também mediante requerimento, a ser aprovado no plenário da Câmara.