Vereadores reúnem-se com associação de construtores

Parlamentares discutiram problemas relacionados à atividade no município. Empresários cobram planejamento

29 de março de 2023

Empresários representantes do setor da construção civil, ligados à Associação das Construtoras e Incorporadoras do Município de Porto Belo (Acip), participaram de uma reunião na tarde de ontem (28) na Câmara Municipal. O encontro foi agendado pelo Legislativo e contou com a presença dos vereadores Juliano Guerreiro, Willian dos Santos (Progressistas), Egídio Soares, Diogo Santos, Magno Muñoz, Célio Ramos e Jonas Raulino (MDB). O objetivo foi discutir problemas relacionados à atividade no município.

Os parlamentares argumentaram que têm sido cobrados por moradores que denunciam transtornos causados pelas obras em andamento — de passeios interditados, calçadas e bocas de lobo danificadas a tapumes irregulares e entulho acumulado nas vias. Além disso, Juliano destacou a questão paisagística: “A cidade está virando um canteiro de obras e o cidadão tem nos procurado, trazido essa demanda”, afirmou. O presidente da Câmara, porém, defendeu o diálogo e a regulamentação pelo próprio setor como meios de minimizar o problema.

Presidente da Acip, Maycol Marini pediu aos parlamentares que dessem “uma olhada do outro lado do balcão”. Segundo ele, 95% da receita do município é proveniente da construção civil. Também afirmou que as empresas têm investido na manutenção das vias e acrescentou que “é humanamente impossível fazer uma obra sem causar incômodo no vizinho”. Apesar disso, ele disse que a entidade tem interesse em colaborar com a administração municipal. Destaca, no entanto, que é necessário haver planejamento: “Temos que formatar um plano juntos”.

Os participantes concordaram em realizar novo encontro, desta vez com a presença de representantes da Prefeitura, com vistas a discutir um projeto urbanístico para o município, além de propor a constituição de uma comissão envolvendo setores da comunidade, empresariado e administração pública. Para Juliano, o saldo da reunião foi promissor: “Era o momento de apresentar uma demanda que tem sido bastante cobrada da gente, mas que achamos melhor abordar através do diálogo. Vamos tentar avançar nesse caminho”, concluiu.

De acordo com Maycol, existem mais de 80 construtoras em atividade no município. Dessas, 42 estão afiliadas à Acip.